Compromisso com a sustentabilidade reconhecido

O Top of Mind Brasília conquistou um reconhecimento internacional histórico. O evento, realizado pelo Jornal de Brasília, recebeu o selo Lixo Zero, com chancela da Zero Waste International Alliance, sendo o primeiro do gênero no Brasil a alcançar esse nível de sustentabilidade. Além disso, a premiação também foi certificada como Evento Carbono Neutro, com inventário realizado pela IS.ECO e neutralização registrada na plataforma oficial da ONU. Com mais de 50 anos de atuação, o compromisso do JBr vai muito além de noticiar. O jornal busca divulgar e colocar em prática ações ambientais e sociais. O que vem dando frutos, já que a premiação do veículo também recebeu o selo de Evento Sustentável.

Para o diretor-superintendente do JBr, Renato Matsunaga, é uma grande honra poder receber e ser certificado como o primeiro evento Top of Mind 100% lixo zero do Brasil. Ele ressalta que o Jornal de Brasília é um veículo que já está na cidade desde 1972 e é uma empresa muito tradicional na cidade. “A gente já tem algumas outras iniciativas de sustentabilidade. Por exemplo: todos os jornais que sobram são recolhidos da banca e passam por um processo de reciclagem.”

Renato acredita que para o JBr, poder promover o Top of Mind com essa certificação é uma demonstração que o jornal está cada vez mais atento às práticas necessárias para a sustentabilidade. Ele reforçou a importância desses selos recebidos, dado o fato de que a premiação já está consolidada na cidade como um dos principais eventos no calendário corporativo de Brasília.

Para além da capital, Renato lembrou que este é um evento muito prestigiado a nível nacional, com edições em outras cidades em todo o país. Por isso, o diretor se sente honrado ao ver o resultado dos esforços do Jornal de Brasília, ao promover o primeiro evento do gênero com a destinação correta dos resíduos, contribuindo com essa atuação, como um exemplo para a cidade.

Renato Matsunaga no Top Of Mind

Renato destacou que para este ano, a edição do Top of Mind vai seguir firme com ações sustentáveis. “A sustentabilidade veio para ficar, porque o mundo precisa se atentar para essas questões de ESG”, destacou. A premiação vai continuar a ser um evento cada vez mais sustentável, seguindo os passos de grandes projetos de Brasília, como o Na Praia. “Esse que é um dos maiores eventos que existem na cidade, que é um evento lixo zero, junto com o Capital Moto Week”.

Para Renato, é através da divulgação dessas práticas que as empresas conseguem espalhar a mensagem, para que cada vez mais as pessoas deem atenção a essa temática de importância mundial. E para além de fazer circular a notícia, o veículo de comunicação também se torna ator na circulação das práticas de sustentabilidade, para que empresas de todos os nichos de Brasília possam seguir o exemplo.

Inovação e certificação inédita

Honrado de ter feito parte desse processo junto com o JBr, o CEO da IS.ECO, Kallel Kopp, acredita que parceiros como o jornal, através do Top Of Mind, entregam muito mais do que apenas um evento e são mais do que um veículo de comunicação.

O especialista em desenvolvimento sustentável afirmou que, desde o JBr Talks, foi possível desenhar essa parceria com novas ações. Essas iniciativas possibilitaram a transformação do Top of Mind em um evento plenamente sustentável, com acessibilidade, carbono neutro e o reconhecimento como lixo zero. “A gente conseguiu uma taxa de desvio de aterro que é muito grande. O Top of Mind de Brasília, do JBr, se torna o primeiro do gênero no Brasil a ter essa certificação”, salientou. Kallel descreveu que essa certificação é especial e única para um projeto que ele considera tão fantástico e importante para a cidade. “Estamos com o coração cheio, muito felizes com essa parceria e esse resultado”, contou.

Para Kallel, o que o JBr fez ao aplicar ações de sustentabilidade no Top Of Mind fica como um exemplo educacional, ao mostrar que, através de todas as ações feitas, o resultado se transforma em um legado positivo para a sociedade. Ele considera que o evento, junto com o Jornal de Brasília, mostrou que é possível fazer projetos que tenham um impacto positivo para o mundo, sem gastos absurdos.

Ele explicou que essa é uma certificação internacional emitida pela Zero Waste International Alliance, no Brasil representada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Para que o Top Of Mind pudesse ser certificado, foi preciso aplicar algumas iniciativas, mas Kallel salientou que o evento já era sustentável. “Ele já era Lixo Zero há muitos anos, sem ter essa percepção.” Mas a partir do momento que foi feita toda uma lógica de transição, foi reduzida a geração de lixo e os descartáveis foram trocados por itens reutilizáveis. “Com a nossa parceria, o evento passou a destinar corretamente os resíduos gerados, com uma cooperativa que tratou de todos os recicláveis. Nós monitoramos tudo, treinamos as equipes e todo resíduo orgânico foi levado para um pátio de compostagem”, frisou.

Para garantir que mais de 92% dos resíduos tivessem o encaminhamento correto, foi pensada toda uma logística. Todo o material foi documentado e registrado para que houvesse as comprovações necessárias para a auditoria externa. “Uma terceira parte fez essa auditoria com muito critério e apontou para que a Zero Waste International Alliance pudesse emitir o certificado.” Kallel salientou que, em Brasília, essa certificação é rara e quase ninguém tem, assim como no restante do Brasil, devido a seriedade do processo. “Por isso, essa certificação é um grande feito e mostra o compromisso e a importância desse projeto”, finalizou.

Estratégia e inovação

Segundo Fernanda Lira, a estrategista de branding e inovação — e uma das responsáveis pelo projeto que possibilitou ao Top of Mind receber esses certificados —, esse foi o resultado da decisão estratégica que começou com o projeto JBr Talks. Para reforçar a atuação da marca do Jornal de Brasília na capital, o caminho foi através das ações de sustentabilidade da iniciativa realizada dentro do Na Praia, o grande evento promovido pelo Grupo R2 que já pratica ações de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, que foca nas ações contínuas das empresas com o meio ambiente e a sociedade). “A gente viu a oportunidade de encontro de territórios de marca, do Jornal de Brasília com a R2, e então, começarmos a trabalhar com a sustentabilidade”.

Essas estratégias da cultura ESG funcionaram como uma alavanca para remodelar os produtos do JBr, como Fernanda apontou. Por meio das ações de sustentabilidade, foi possível recriar e reposicionar o Top Of Mind. “Isso não só remodelou o Top of Mind, bem como atualizou a narrativa e também posicionou a marca do Jornal de Brasília em novos territórios de inovação e relevância”.

Para ela é uma felicidade muito grande ter participado como estrategista desse projeto de uma marca tão potente como é o Jornal de Brasília, atrelando a tradição do veículo com uma estratégia mais atual. “Esse projeto foi um divisor de águas por, não só possibilitar encontros de territórios de marcas, onde o Jornal de Brasília se posicionou no mercado da cidade, encontrando outros territórios de marcas de maneira inovadora, mas também a entrega de impacto social e ambiental”, acrescentou. Para Fernanda, o JBr mostra com essas ações que é um veículo completamente alinhado não só aos desafios de negócios, mas aos desafios globais.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress