Espaço que serve de ponto de encontro e integração social recebe investimento de R$ 250 mil do Governo do Distrito Federal
Depois de mais de duas décadas de espera, os moradores da Vila DVO, em Santa Maria, veem sair do papel a reforma completa do Salão Comunitário — equipamento público voltado à convivência social, cultural e comunitária. Com investimento de R$ 250 mil provenientes da Fonte 100, o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou as obras do espaço, por meio de um contrato de manutenção da administração regional.
A obra contempla reparos estruturais e melhorias em toda a edificação. “Vai ser uma reforma geral. Vamos mexer na parte elétrica, hidráulica, na pintura, colocar forro e ar-condicionado, além de fazer o cercamento ao redor para dar mais segurança a quem utiliza o espaço”, explicou o administrador regional de Santa Maria, Josiel França.
O espaço está fechado há cerca de dez dias para o início dos trabalhos. Quando estiver pronto, o salão voltará a abrigar reuniões comunitárias, oficinas, eventos e atendimentos públicos. O uso do local é autorizado pela administração regional, mediante solicitação e com base em critérios de interesse público. “O salão é voltado para atividades da comunidade, sem fins lucrativos. É um ponto de apoio também para órgãos públicos, conselhos e ouvidorias que fazem reuniões e atendimentos por aqui”, completou Josiel.
Suporte para eventos esportivos
Além de seu papel social, o salão também serve de apoio para o campo de futebol ao lado, muito frequentado por moradores da Vila DVO e arredores. “Como o campo não tem vestiário, o salão acaba servindo de suporte, oferecendo banheiros e estrutura para quem pratica esporte. Esse é mais um dos motivos pelos quais essa reforma é tão urgente”, observou o administrador.
“Vai ser uma reforma geral. Vamos mexer na parte elétrica, hidráulica, na pintura, colocar forro e ar-condicionado, além de fazer o cercamento ao redor para dar mais segurança a quem utiliza o espaço”
Josiel França, administrador regional de Santa Maria
A reforma também representa um marco para as lideranças locais. Vilmar Rosa Almeida Silva, presidente da Associação de Moradores da Vila DVO, destaca que a luta pela reforma durou pelo menos 25 anos. “Durante muito tempo, fazíamos apenas pequenos reparos por conta própria — pintura, troca de vidros. Agora, finalmente, teremos uma reforma ampla, com alambrado, estrutura nova e ar-condicionado. É um sonho antigo que está se realizando”, comemorou.
Atualmente, o salão é utilizado por quatro projetos sociais que promovem cursos gratuitos de capoeira, karatê, artesanato e escolinha de futebol — todos mantidos de forma voluntária pela comunidade. “Aqui ocorrem atividades praticamente todos os dias. É um espaço de convivência que faz falta quando fecha”, contou Vilmar.
Diálogo
A associação mantém diálogo constante com a administração regional, auxiliando a apontar medidas de zeladoria na cidade. “Essas parcerias ajudam muito, porque Santa Maria é grande. A associação é um braço de apoio da administração — aciona a gente quando há problema de iluminação, vazamento, queda de árvore. É uma relação direta e produtiva”, destacou Josiel França.
destaca a reforma do local. “Durante muito tempo, fazíamos apenas pequenos reparos por conta própria — pintura, troca de vidros. Agora, finalmente, teremos uma reforma ampla, com alambrado, estrutura nova e ar-condicionado. É um sonho antigo que está se realizando”
A previsão é que a entrega do espaço reformado conte com uma solenidade aberta à comunidade. “Queremos celebrar com os moradores, talvez com um café da manhã ou um evento simbólico. É um momento importante para todos que acreditaram e esperaram tanto tempo por essa conquista”, concluiu o administrador.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)