Para enfrentar o período chuvoso que se aproxima, a empresa mantém pessoal e maquinário de prontidão
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passa a contar com um esquema especial de plantão 24 horas para atender às ocorrências provocadas pelas chuvas. A medida faz parte de uma deliberação do Gabinete de Crise, com foco na segurança viária e na prevenção de danos.
Segundo o presidente da Companhia, Cleber Aparecido Santos, a agilidade nas ações é fundamental, especialmente no período chuvoso, quando há maior incidência de quedas de árvores, acúmulo de galhos e obstruções em vias públicas. “Nos momentos de tempestade, nossas equipes atuam de forma imediata. Já tivemos noites em que foi preciso remover até 100 árvores caídas, o que mostra a intensidade do trabalho e o compromisso da companhia com a segurança da população”, afirmou.
Para atender às demandas emergenciais, a Comurg mantém equipes de poda e remoção de árvores operando em regime de revezamento, com atuação nos turnos diurno e noturno. O objetivo é garantir a desobstrução rápida de ruas e avenidas atingidas por quedas de árvores, galhos e acúmulo de resíduos trazidos pela enxurrada.
Nas chuvas que atingiram Goiânia no fim de setembro, por exemplo, foram registradas mais de 30 ocorrências que exigiram intervenção imediata. Inicialmente, as equipes atuam para desobstruir e liberar as vias, além de mitigar danos patrimoniais. Somente após a liberação total do local, a remoção completa é realizada, com a retirada de todos os galhos e troncos.
Tribuna Livre, com informações da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)