11/11/2025

Confederação Nacional da Indústria: De acordo com pesquisa, 53% dos cidadãos brasileiros estão otimistas quanto à melhoria da economia nos meses vindouros.

Engenheiros químicos, engenheiros civis e economistas, por exemplo, tiveram redução de 52%, 41% e 39%, respectivamente. - (crédito: Freepik/Reprodução)
A maioria da sociedade avalia o atual cenário econômico como regular, ruim ou péssimo, porém, reconhece melhorias em comparação ao primeiro trimestre e expressa otimismo em relação a 2024.

De acordo com o estudo “Retratos da Sociedade Brasileira – Economia e População”, conduzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 53% dos brasileiros maiores de 16 anos acreditam que a economia do Brasil apresentará melhorias nos próximos seis meses. Entretanto, 22% da população antecipa uma deterioração na situação econômica, enquanto 21% não preveem mudanças significativas. A pesquisa foi realizada em todas as 27 unidades da Federação, entre os dias 14 e 19 de setembro de 2023, com a participação de 2.004 entrevistados.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressalta a importância dessa perspectiva mais otimista da população em relação aos próximos seis meses, visto que isso influencia as decisões de consumo. No entanto, ele destaca a necessidade de uma política industrial moderna, focada na inovação, bem como a implementação de reformas tributárias para atrair investimentos e promover um crescimento econômico sustentável. O crescimento econômico é visto como fundamental para elevar a qualidade de vida da população.

A pesquisa revela que 24% dos entrevistados consideram a situação econômica atual como boa ou ótima, enquanto 36% a classificam como regular e 38% a avaliam como ruim ou péssima. Essas percepções variam consideravelmente de acordo com a região do país. No Nordeste, 32% acreditam que o desempenho econômico está ótimo ou bom, enquanto 30% o veem como ruim ou péssimo. No Norte e Centro-Oeste, apenas 23% classificam a economia como ótima ou boa, e 44% a consideram ruim ou péssima. No Sudeste, 20% a percebem como ótima ou boa, e 39% a veem como ruim ou péssima. A região Sul apresenta a menor avaliação positiva, com 18% considerando a economia ótima ou boa e 43% avaliando-a como ruim ou péssima.

Mesmo com a avaliação menos favorável da situação econômica atual, 45% dos brasileiros acreditam que a situação já foi pior. Esse é o percentual da população que observa melhorias nos últimos seis meses. Além disso, entre aqueles que consideram a situação econômica atual como ruim ou péssima, 17% afirmam que ela está melhor do que no primeiro trimestre do ano.

Tribuna Livre, com informações da CNI

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional
sp_enem17
Enem 2025: candidatos se preparam para o primeiro dia de provas
f1280x720-162226_293901_5050
Petrobras decide manter participação acionária na braskem
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos
1809-Presidente-Lula-sanciona-lei-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes
Eca digital: dúvidas persistem sobre a verificação de idade online
Inflação acelera em setembro, mas menos do que as estimativas
Inflação acelera em setembro, mas menos do que as estimativas
Planos de saúde não podem aumentar mensalidades de idosos por idade
Planos de saúde não podem aumentar mensalidades de idosos por idade
Petrobras faz importação inédita de gás de Vaca Muerta, na Argentina
Petrobras faz importação inédita de gás de Vaca Muerta, na Argentina
Balança comercial registra superávit de US$ 2,99 bi em setembro
Balança comercial registra superávit de US$ 2,99 bi em setembro

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.