Beneficiários do Suas, profissionais e entidades debateram propostas para fortalecer políticas públicas no Distrito Federal
Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, o Distrito Federal sediou na quinta (18) e nesta sexta-feira (19) a 16ª Conferência Distrital de Assistência Social. O encontro, realizado no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), na 915 Sul, reuniu trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), entidades e usuários para avaliar e aprimorar a política de desenvolvimento social do DF.
Cerca de 430 pessoas e 113 delegados participaram do evento, organizado pelo Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
“Foi a primeira vez que conseguimos fazer uma conferência com a expressiva participação dos usuários. Isso ocorreu graças à atuação das redes, à mobilização das unidades e do fórum de usuários coordenado pela conselheira Ângela, que faleceu recentemente”, destaca a secretária executiva do CAS-DF, Rafaella da Câmara.
Moradora da Vila Roriz, em Planaltina, Maria do Livramento Araújo, de 77 anos, é acompanhada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Planaltina há pouco mais de dois anos e fez questão de participar das conferências regional norte e distrital. “Estou muito feliz de contribuir com a conferência. Me sinto honrada de poder falar aqui sobre a importância de ter ações mais voltadas para um cuidado maior com os idosos”, conta.
O encontro discutiu as propostas aprovadas nas oito conferências regionais preparatórias, divididas por territórios, e nas sete conferências livres, organizadas por diferentes segmentos da população e movimentos sociais.
“A conferência é muito importante porque mobiliza usuários, trabalhadores e entidades da assistência social para fazer uma reflexão sobre como tem funcionado e pensar o que é necessário para aprimorar e fortalecer a política de assistência no DF. Então, é um momento estratégico para que a população participe, para que quem trabalha participe, para que quem executa participe do processo, porque temos uma construção coletiva, com participação e mobilização das pessoas. Isso fortalece muito o Sistema Único de Assistência, que é pensado para ter essa participação, para ter essa mobilização, para que as pessoas também entendam a importância e a relevância da política de assistência social”, ressalta o presidente do CAS-DF e subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante.
Foram aprovadas duas propostas por eixo para o DF e uma para a União, além da escolha dos 12 delegados que vão representar o Distrito Federal na Conferência Nacional de Assistência Social, marcada entre os dias 9 e 12 de dezembro.
Entre as propostas aprovadas estão a necessidade de um novo concurso público para aumentar a capacidade de atendimento na rede de proteção social e a criação de transporte público gratuito para usuários do Suas.
“As propostas aprovadas no Distrito Federal contribuem para fortalecer nossa rede de proteção social porque refletem as demandas da população, das entidades e dos trabalhadores do Suas. Os debates também servem de base para o encontro nacional”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
A 16ª Conferência Distrital de Assistência Social trabalhou cinco eixos, conforme determinação do Conselho Nacional de Assistência Social: Universalização do Suas: acesso integral com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento contínuo do Suas: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social no Suas; Gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)