Clientes que serão impactados recebem aviso da distribuidora ou podem consultar sua unidade consumidora no site da empresa
Comprometida em manter uma comunicação transparente com seus clientes, a Equatorial Goiás divulga semanalmente um cronograma com as manutenções programadas, ou seja, os pontos na área de concessão que receberão melhorias na rede elétrica e o fornecimento de energia precisará ser interrompido.
A rede de distribuição de energia elétrica também precisa de manutenção, por isso, as manutenções programadas proporcionam melhorias na rede e têm o objetivo de levar mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia. As ações contemplam podas de árvores, limpeza de faixas de servidão (áreas localizadas sobre as linhas de distribuição) e instalação e substituição de postes, transformadores e cabos, entre outras atividades.
As manutenções programadas podem ocorrer com a rede desligada, apenas na região em que será executado o serviço, ou ligada, a chamada linha viva. Nos casos em que há o desligamento, a Equatorial Goiás sempre avisa os clientes com, no máximo, 72 horas de antecedência, por meio de cartas entregues na unidade consumidora afetada informando data, horário e endereços envolvidos. Por isso é importante que os clientes mantenham sempre seu cadastro atualizado junto à distribuidora de energia.
O cliente também pode se antecipar e consultar se haverá manutenção programada que atingirá sua unidade consumidora. Para isso, deve realizar o seguinte procedimento:
– Acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás em https://equatorialgoias.com.br/LoginGO.aspx ou, no site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web;
em seguida, digitar sua unidade consumidora (número disponível na parte superior da conta de energia, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;
– no menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.
Na área de Desligamento Programado estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada.
O gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, lembra que devido a impedimentos técnicos, a programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada sem aviso prévio. “E caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será reenergizada sem necessidade de outra comunicação”, explica.
Vinicyus destaca, ainda, que em condições climáticas severas, ocorrência de raios, colisões de veículos contra postes da rede elétrica, furtos de cabos ou atos de vandalismo, não é possível realizar o aviso antecipado. “São situações alheias ao nosso controle”, afirma. O gerente do COI também ressalta que as manutenções programadas contemplam trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação preventiva ou obra de melhoria, não abrange cidades inteiras.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
– Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
– Central de Atendimento 0800-0620196;
– Agências de atendimento presencial, confira a lista aqui: https://go.equatorialenergia.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Enderecos-das-agencias-de-atendimento-Equatorial-Goias.pdf.
A lista de manutenção programada da semana entre 9/12 e 15/12 pode ser conferida aqui: Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana da Equatorial Goiás – Equatorial Energia Goiás
Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás