03/12/2025

Conflito provoca extrema preocupação internacional por causa do poderio militar de Irã e de Israel

Irã e Israel estão entre as maiores potências bélicas do Oriente Médio

Nas últimas décadas, Irã desenvolveu um grande arsenal de mísseis de precisão e de longo alcance, capazes de atingir alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância – incluindo Israel.

Conflito entre Irã e Israel provoca extrema preocupação internacional por causa do poderio militar dos dois países.

O Irã é uma das maiores potências militares do Oriente Médio com mais de 500 mil militares na ativa.

Nas últimas décadas, o país desenvolveu um grande arsenal de mísseis de precisão e de longo alcance, capazes de atingir alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância – incluindo Israel.

Mas uma das principais estratégias iranianas foi aumentar o poder de fogo, sem colocar em risco o próprio território. E por isso ajudou a construir forças regionais:

•           em Gaza;

•           no Líbano;

•           no Iraque;

•           na Síria;

•           no Iêmen.

São grupos armados que nos últimos meses lançaram ataques diretos contra Israel.

Em entrevista à GloboNews, o professor de estudos estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitelio Brustolin, deu uma dimensão do poderio bélico dos dois países em conflito.

“O Irã tem três vezes o tamanho do exército de Israel em termos de tropas de soldados. O Irã tem uma marinha extremamente poderosa. Israel controla o céu do Oriente Médio, mas o Irã tem também uma forte força aérea. O Irã tem o programa nuclear bastante desenvolvido e que, em março do ano passado, se dava conta a Agência Internacional de Energia Atômica dizia que estava enriquecendo uranio a 83%. Ou seja, muito próximo de já consegui chegar ao nível de 90% para fazer uma arma nuclear. Israel tem 90 ogivas nucleares que podem ser usadas no caso de um ataque existencial”, contextualizou.

Pelos cálculos da imprensa israelense, um míssil balístico iraniano poderia levar cerca de 12 minutos para chegar a Israel. Enquanto um míssil de cruzeiro, duas horas. Já um drone kamikaze, um tempo maior: nove horas. E foi esse tipo de explosivo lançado pelos iranianos.

Conflito provoca extrema preocupação internacional por causa do poderio militar de Irã e de Israel — Foto: Reprodução/TV Globo

O que é o Domo de Ferro e como funciona?

O primeiro ministro israelense falou que o país já vinha se organizando pra um confronto direto com o Irã e que as Forças Armadas estariam preparadas para esse tipo de ataque. Um dos sistemas em operação é o famoso Domo de Ferro.

É um dos equipamentos de defesa aérea mais sofisticados do mundo.

O Domo de Ferro usa um programa de radares, articulado com mísseis. Ele identifica foguetes inimigos, calcula a velocidade e a trajetória do explosivo e tenta destruí-lo longe de áreas povoadas israelenses.

“O sistema Domo de Ferro, ele é usado contra foguetes. Então, ele pode ser usado inclusive contra ataques de drones. Mas israel tem um sistema de defesa antiaérea para interceptar misseis que é o sistema Arrow, um sistema que a gente poderia traduzir como flecha ou seta, que é um sistema de defesa aérea Patriot, dos Estados Unidos, com misseis próprios de Israel, especialmente para interceptar misseis de cruzeiro e mísseis balísticos”, diz Vitelio.

Israel ainda conta com a ajuda importante de países ocidentais como o Reino Unido, França e, principalmente, os Estados Unidos.

“Os Estados Unidos têm bases militares no Qatar, no Bahrein, no Kuwait, no Iraque, na Síria e na Jordânia. Além disso, existe ali uma série de de embarcações militares que tinham sido deslocadas pra entrada do mar vermelho para combater os houthis, de uma coalização de dez países comandados pelos EUA”, completa o especialista.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Deixe um comentário

Leia também
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia

Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) formalizou, nesta segunda-feira, a denúncia contra quatro indivíduos considerados responsáveis pelo incêndio que devastou o Instituto Liberte-se, uma clínica terapêutica localizada no Paranoá. A tragédia, que ocorreu na madrugada de 31 de agosto, resultou em 21 vítimas, incluindo seis mortes. Os

Leia mais...

São paulo registra recorde de feminicídios em 2025

A cidade de São Paulo atingiu um número recorde de feminicídios em 2025, ultrapassando a marca histórica mesmo antes da contabilização dos dados referentes ao final do ano. A escalada da violência contra a mulher não se restringe à capital, com um aumento também observado em todo o estado. O

Leia mais...

Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções

Novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prometem transformar o processo, tornando-o potencialmente mais acessível e flexível para os futuros motoristas. As mudanças, definidas por uma nova resolução, alteram etapas cruciais da habilitação, abrindo caminho para modelos de preparação teórica e prática distintos do tradicional. Uma

Leia mais...

Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

A tecnologia transformou profundamente a sociedade e a comunicação, impulsionando tendências nas redes sociais e gerando novas expressões que rapidamente se incorporam ao vocabulário comum. A cada ano, a Oxford University Press elege a “Palavra do Ano”, um termo que captura o espírito e as preocupações do momento. Em 2025,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.