A Visão Nacional para a Consciência Cristã, organizadora do evento, declarou que a decisão foi tomada visando preservar a integridade física do pastor. Em seu blog, Douglas Wilson, o americano em questão, afirmou que não endossa a escravidão.
O Congresso evangélico “Encontro para a Consciência Cristã”, que será realizado de 8 a 13 de fevereiro na Paraíba, decidiu cancelar a participação do pastor americano Douglas Wilson. Ele foi acusado de defender a escravidão com base em argumentos bíblicos. O anúncio foi feito pela entidade responsável pelo evento, a Visão Nacional para a Consciência Cristã (VNCC), nesta quarta-feira (17/1).
Em comunicado, a VNCC explicou que a decisão de cancelar a presença de Wilson se deve à polêmica envolvendo o “sensível tema da escravidão nos Estados Unidos”. A entidade mencionou as reações negativas à divulgação da participação do pastor, incluindo incitação a crimes de ódio e a possibilidade de escalada de violência física. O cancelamento visa garantir a segurança física do Pastor Wilson, dos demais preletores e das mais de 100 mil pessoas que participarão do encontro.
Por sua vez, Wilson se defendeu das acusações em uma postagem no site da Editora Monergismo intitulada “Uma palavra ao bom povo do Brasil”. Ele argumentou contra as acusações de apoiar a escravidão, citando sete motivos, incluindo conteúdos de seu blog sobre questões críticas, como o racismo, e negando que a escravidão tenha sido algo positivo. Além disso, criticou a cultura do cancelamento, chamando-a de uma estratégia eficaz desenvolvida pelo inimigo.
Douglas Wilson, pastor da Christ Church em Idaho, é um teólogo conservador, membro do corpo docente do New Saint Andrews College e escritor. Suas ideias remontam às teorias da década de 1960, contrárias ao movimento pelos direitos civis americanos. Em seus livros, ele argumenta que, se o sistema escravista do Sul dos Estados Unidos tivesse seguido os princípios bíblicos, teria funcionado de maneira harmoniosa ou desaparecido pacificamente com o tempo. Sua presença no Brasil foi citada diretamente por Wilson em resposta ao repórter Ronilso Pacheco, do Intercept Brasil.
Tribuna Livre, com informações da Visão Nacional para a Consciência Cristã