23/11/2025

Conheça a vespa asiática que colocou o Reino Unido em alerta

A vespa asiática é nativa do Extremo Oriente – China, Índia e Coreias. A espécie chegou à Europa em 2004 - (crédito: Divulgação/NFU)

A vespa pode matar de 30 a 60 abelhas por dia e impactar a agricultura. A captura precoce é vista como fundamental para a erradicação da espécie invasora

O Reino Unido emitiu um alerta de perigo, na última segunda-feira (20/5), para a vespa asiática. O inseto não representa ameaça direta aos humanos, mas pode matar de 30 a 60 abelhas por dia e impactar a agricultura. O alerta ocorre porque 2023 apresentou recorde de vespas encontradas no país.

“A Unidade Nacional de Abelhas da Agência de Saúde Animal e Vegetal participou de todos os avistamentos confiáveis, localizando e destruindo 72 ninhos em 56 locais, com a maioria dos ninhos encontrados em Kent. A Unidade Nacional de Abelhas continua pronta para responder rápida e eficazmente a quaisquer novos avistamentos possíveis. A captura precoce é uma parte fundamental da nossa vigilância desta espécie invasora e fundamental para os nossos esforços de erradicação”, disse o governo do Reino Unido, em comunicado.

O diretor de Saúde Vegetal do Reino Unido, Nicola Spence, destaca que as vespas asiáticas podem danificar as colônias de abelhas melíferas e prejudicar outros polinizadores. “Ao garantir que somos alertados sobre possíveis avistamentos o mais cedo possível, o público pode ajudar-nos a tomar medidas rápidas e eficazes para acabar com a ameaça representada pelas vespas asiáticas.”, disse.

A vespa asiática é nativa do Extremo Oriente – China, Índia e Coreias. A espécie chegou à Europa em 2004, depois de possivelmente ter ido em um carregamento de cerâmica proveniente da China à França. Depois, a vespa espalhou-se rapidamente pelo continente e é agora considerada uma praga na Espanha, Bélgica, Países Baixos, Portugal, Itália, Suíça e Alemanha.

Tribuna Livre, com informações da Unidade Nacional de Abelhas da Agência de Saúde Animal e Vegetal.

Deixe um comentário

Leia também
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.