22/11/2025

Conheça a vespa asiática que colocou o Reino Unido em alerta

A vespa asiática é nativa do Extremo Oriente – China, Índia e Coreias. A espécie chegou à Europa em 2004 - (crédito: Divulgação/NFU)

A vespa pode matar de 30 a 60 abelhas por dia e impactar a agricultura. A captura precoce é vista como fundamental para a erradicação da espécie invasora

O Reino Unido emitiu um alerta de perigo, na última segunda-feira (20/5), para a vespa asiática. O inseto não representa ameaça direta aos humanos, mas pode matar de 30 a 60 abelhas por dia e impactar a agricultura. O alerta ocorre porque 2023 apresentou recorde de vespas encontradas no país.

“A Unidade Nacional de Abelhas da Agência de Saúde Animal e Vegetal participou de todos os avistamentos confiáveis, localizando e destruindo 72 ninhos em 56 locais, com a maioria dos ninhos encontrados em Kent. A Unidade Nacional de Abelhas continua pronta para responder rápida e eficazmente a quaisquer novos avistamentos possíveis. A captura precoce é uma parte fundamental da nossa vigilância desta espécie invasora e fundamental para os nossos esforços de erradicação”, disse o governo do Reino Unido, em comunicado.

O diretor de Saúde Vegetal do Reino Unido, Nicola Spence, destaca que as vespas asiáticas podem danificar as colônias de abelhas melíferas e prejudicar outros polinizadores. “Ao garantir que somos alertados sobre possíveis avistamentos o mais cedo possível, o público pode ajudar-nos a tomar medidas rápidas e eficazes para acabar com a ameaça representada pelas vespas asiáticas.”, disse.

A vespa asiática é nativa do Extremo Oriente – China, Índia e Coreias. A espécie chegou à Europa em 2004, depois de possivelmente ter ido em um carregamento de cerâmica proveniente da China à França. Depois, a vespa espalhou-se rapidamente pelo continente e é agora considerada uma praga na Espanha, Bélgica, Países Baixos, Portugal, Itália, Suíça e Alemanha.

Tribuna Livre, com informações da Unidade Nacional de Abelhas da Agência de Saúde Animal e Vegetal.

Deixe um comentário

Leia também
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial
cloudflare-1200x675-1
Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global
lixo-urbano
Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.