10/11/2025

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil

Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar a construção de uma estrada “no meio” da Floresta Amazônica.

Em publicação neste domingo (9/11) na Truth Social, o presidente norte-americano falou que “eles (Brasil) devastaram a Floresta Amazônica para construir uma rodovia para ambientalistas”.

“Eles devastaram a Floresta Amazônica do Brasil para construir uma rodovia de quatro faixas para ambientalistas. Isso virou um grande escândalo”, disse Trump.

O comentário de Trump foi em resposta a um vídeo de uma emissora dos EUA, Fox News, que está em Belém fazendo a cobertura da COP30. No registro, os repórteres criticam o Brasil e afirmam que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “se gabou de cortar milhares de árvores para a construção desta estrada de quatro faixas para a COP30 para mostrar como o governo está cuidando da floresta”.

Lula e Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na última terça-feira (4/11), que ligará novamente para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se uma reunião entre as equipes dos dois países não estiver agendada até o fim da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

“Quando a COP30 terminar, se a reunião entre meus negociadores e os dele ainda não tiver sido agendada, ligarei para Trump novamente”, destacou Lula.

“Saí da reunião com o presidente Trump convicto de que chegaremos a um acordo. […] Disse-lhe que era muito importante que nossos negociadores começassem a conversar em breve”, completou o petista.

Lula e Trump se reuniram em Kuala Lumpur, na Malásia, em 26 de outubro. O encontro durou 50 minutos e representou a reaproximação entre os países após uma crise diplomática e o tarifaço imposto ao Brasil. Após a conversa, os chefes de Estado ordenaram que as equipes brasileiras e norte-americanas iniciassem as negociações sobre as sanções.

Tribuna Livre, com informações da Truth Social

Leia também
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
Destaque-HBO-Max-Lancamentos-da-semana-10-a-16-de-novembro-de-2025
Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
tech-james-watson-dna-1200x675-1
Pai da genética: james watson, descobridor do dna, falece aos 97 anos
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.