14/09/2025

Criança criou perfil no Instagram onde compartilha rotina no hospital Albert Einstein, de São Paulo, para onde se mudou em dezembro de 2022

São Paulo – Um dos sonhos de Lavínia Machado Cruvinel Lacerda, de 10 anos, é poder vestir um moletom sem passar mal, por causa do excesso de calor que sente, não importa a estação do ano. A menina foi diagnosticada com cardiomiopatia hipertrófica, quando tinha apenas seis meses e o calorão é um dos sintomas da doença cardíaca.

Nascida em Medeiros, cidade do interior de Minas Gerais com cerca de quatro mil habitantes, a menina convive desde então com um coração que se desenvolve em excesso. De acordo com a literatura médica, a doença afeta uma a cada 500 pessoas, em diferentes níveis de comprometimento.

Os portadores de cardiomiopatia precisam fazer acompanhamento médico periódico e controlar a doença com remédios. Nos casos mais graves, um novo coração é necessário e apenas um transplante resolve.

Essa é a situação de Lavínia, que procura manter o alto astral apesar da rotina regrada. Vídeos e fotos do cotidiano nos hospitais são compartilhados no Instagram. A criança usa o perfil na internet para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

“Usei minha conta pessoal, que tinha umas duas mil pessoas, para compartilhar a campanha de minha filha. Em dois meses, o número de usuários aumentou muito, para uns 35 mil”, conta a mãe da garota, a dentista Michele Cristina Machado Cruvinel Lacerda, de 40 anos.

Quanto esta reportagem foi publicada, o perfil @coracaoparalavinia estava com 36,2 mil seguidores.

Mudança para Belo Horizonte

A doença começou a se mostrar mais presente, interferindo na rotina da criança, quando ela tinha três anos. Nessa época, Lavínia teve seu primeiro desmaio, provocado por uma disritmia, e precisou colocar um marcapasso.

Além do dispositivo no coração, começou a tomar medicamentos. Isso, porém, não foi suficiente para brecar a doença.

Os desmaios começaram a ficar mais frequentes até que, em abril de 2022, ela precisou ser internada emergencialmente, por cinco dias, em Belo Horizonte (MG). A família toda se mudou para a capital mineira, onde a garota passou a ter acesso a uma estrutura mais adequada para atendê-la.

Antes do agravamento da doença, Lavínia já não conseguia fazer atividades simples para uma criança de sua idade, como correr, ir às aulas de educação física, ou mesmo caminhar na praia.

“O pai dela a levava no colo, de onde ficávamos hospedados, até a praia, para ela não passar mal com o esforço. Todas as viagens que fazíamos eram pensadas e programadas para respeitar os limites físicos da Lavínia”, conta a mãe da menina.

Segunda mudança, agora para a UTI

Após o primeiro tratamento em Belo Horizonte, a menina ficou cerca de sete meses bem, até que teve mais uma grave intercorrência e precisou ficar mais 15 dias internada. Lavínia estava deitada, quando pediu ajuda para a irmã, afirmando que estava sentindo náuseas e muito calor. Esse sintomas ocorriam quando a menina fazia algum esforço para se movimentar, mas nunca haviam ocorrido com ela em repouso. Quando os pais foram acudi-la, ela desmaiou. Foram todos para o hospital, onde a criança teve uma parada cardíaca.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

Leia também
INTERNAC
Chanceler da Ucrânia comete gafe após reunião entre Zelensky e Lula
OITO DE JAN
8 de janeiro: veja quem são os próximos seis réus do julgamento no STF
FUTEBOL
Goleiro que marcou gol na Champions tem mística com número 94; entenda
Sete trabalhadores são intoxicados por gás em galpão de logística em Goiânia
Sete trabalhadores são intoxicados por gás em galpão de logística em Goiânia
Janja apaga post com dança após críticas por ausência de Lula no RS
Janja apaga post com dança após críticas por ausência de Lula no RS
Mourão conversa com Novo após Republicanos entrar no governo Lula
Mourão conversa com Novo após Republicanos entrar no governo Lula
Polícia Federal aceita acordo de delação premiada de Mauro Cid
Polícia Federal aceita acordo de delação premiada de Mauro Cid
Rio Grande do Sul deve ser atingido novamente por temporais, com o avanço de nova frente fria
RS deve ser atingido novamente por temporais, com o avanço de nova frente fria
Decisão do STF não autoriza guardas municipais a abordar e revistar pessoas
Decisão do STF não autoriza guardas municipais a abordar e revistar pessoas
Com apoio da deputada distrital Jaqueline Silva: Mais de 700 luminárias de LED são instaladas em Santa Maria
Mais de 700 luminárias de LED são instaladas em Santa Maria
GDF vai ampliar mandato da Junta Comercial para quatro anos
GDF vai ampliar mandato da Junta Comercial para quatro anos 
Casa da Mulher Brasileira tem três unidades em construção no DF
Casa da Mulher Brasileira tem três unidades em construção no DF

DF terá mais de 50 locais de vacinação neste sábado

Confira a lista completa com endereços e horários de atendimento Neste sábado (13) é dia de colocar a vacinação em dia. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) terá 54 locais de atendimento para pessoas de todas as idades. Destaque para Ceilândia, onde haverá equipes na Feira da Guariroba

Leia mais...

GDF aprova regimento interno da Câmara Setorial da Fruticultura

Colegiado terá papel estratégico na formulação de políticas e ações voltadas à competitividade e expansão da fruticultura brasiliense O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), publicou nesta segunda-feira (8) a Portaria nº 331/2025, que aprova o regimento interno da Câmara

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.