11/11/2025

Da Papuda à sede da PF: saiba os locais onde Bolsonaro pode cumprir pena

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, que trata o tema com sigilo

Com a condenação pela Primeira Turma de Jair Bolsonaro a mais de oito anos de prisão (foram 27), o ex-presidente terá de cumprir pena em regime fechado, conforme o Código Penal. A possibilidade de ir para a cadeia ou permanecer encarcerado em casa tem movimentado os bastidores de Brasília. Há quatro opções em discussões: a manutenção da prisão domiciliar; uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal; no Complexo Penitenciário da Papuda ou no Comando Militar do Planalto.

A defesa de Bolsonaro deve pedir prisão domiciliar.

Não vou antecipar nada disso, mas evidentemente (podemos pedir a prisão domiciliar). O presidente Bolsonaro tem uma situação de saúde muito delicada. Não vou antecipar o que acontecerá ou não, mas isso pode ser levado à mesa, sim — disse o advogado Paulo Bueno, ao chegar ontem ao STF.

A decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, que trata o tema com sigilo. As autoridades, no entanto, já começaram a debater a questão, pois é preciso fazer um planejamento. Como informou O GLOBO, Bolsonaro tem manifestado a aliados o receio de ser levado à Papuda. Aliados, porém, tentam acalmá-lo e consideram que é improvável que isso ocorra. Eles veem a cela da Polícia Federal como um destino provável.

Quartel: opção remota

 Integrantes do Supremo e do governo Lula consideram remota a chance de Bolsonaro ser preso num quartel, como ocorreu com o tenentecoronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e como se dá hoje com o general e ex-ministro Braga Netto.

Nas últimas semanas, o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, foi consultado sobre a possibilidade e manifestou contrariedade, segundo interlocutores. Há uma avaliação interna de que trazer Bolsonaro para um cárcere militar seria como “levar a política para dentro do quartel de forma literal”, o que o general tem tentando rechaçar. Além disso, membros do governo avaliam que a medida poderia acarretar em um novo acampamento bolsonarista montado em área militar.

O Exército informou, em nota, que “não dispõe de qualquer informação, indicação, orientação ou menção que justifique a preparação de lugar para a custódia de réus dos atuais processos em curso”.

Bolsonaro vai para a Papuda? A manutenção da prisão domiciliar por motivos humanitários não é descartada, e o destino do ex-presidente pode ser continuar em sua casa em Brasília. Os recorrentes problemas de saúde de Bolsonaro, que tem 70 anos, devem fundamentar a argumentação. Um precedente envolvendo o ex-presidente Fernando Collor deve ser usado para garantir a domiciliar. Em maio deste ano, Moraes concedeu o relaxamento da prisão a Collor. Com 75 anos, ele foi diagnosticado com a doença de Parkinson e hoje está em pena domiciliar. Antes, permaneceu por seis dias numa cela individual no presídio estadual Baldomero Cavalcanti, em Maceió.

Há uma avaliação entre membros de STF e PF de que o mesmo pode ocorrer com Bolsonaro. Ele seria encaminhado para uma cela especial na Superintendência da PF do DF ou ao presídio da Papuda, antes de ser beneficiado com a prisão domiciliar.

Outra opção aventada é uma ala reservada na Papuda — onde ficaram encarcerados parte dos acusados dos atos de 8 de Janeiro e os condenados do mensalão. O complexo prisional, no entanto, sofre com problemas de superlotação há anos. Segundo o Ministério Público, são 16 mil detentos para 10 mil vagas.

Tribuna Livre, com informações da defesa de Bolsonaro

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.