05/12/2025

Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos

Especialistas avaliam que não caberia condenação, conjuntamente, por tentativa de golpe e de abolição da democracia

O entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que os primeiros réus julgados e condenados pelos atos de 8 de janeiro teriam cometido tanto o crime de golpe de Estado quanto o de abolição do Estado democrático de Direito é alvo de críticas por especialistas consultados pela reportagem.


Há duas perspectivas jurídicas sobre caso: 1) de que houve de fato o cometimento de mais de um crime ou 2) de que, apesar de o fato parecer se enquadrar em mais de um tipo penal, seria preciso escolher apenas um deles para não se punir uma única conduta por duas vezes -o que é vedado no ordenamento jurídico.


A reportagem entrevistou 7 especialistas na área de direito penal e constitucional. Dentre eles, apenas 1 concorda com a interpretação que teve o STF. Outros 5 consideram que houve dupla punição por um mesmo fato, e 1 tem entendimento de que o mais adequado seria punir por apenas um crime, mas avalia que só se pode ser dito se houve dupla punição a partir da análise de cada processo.


Os especialistas apontam que este tema pode vir a ser questionado em recurso ao STF, nos chamados embargos. O tipo de recurso possível, no entanto, vai depender do teor do acórdão dos julgamentos, documento que formaliza os termos da decisão.


O entendimento do STF foi o de que, ao invadir os prédios do três Poderes, os participantes estavam cometendo o crime de tentar “abolir o Estado democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”, que tem pena de 4 a 8 anos de prisão, e, ao mesmo tempo, tinham o intuito de tentar depor o governo legitimamente constituído -cuja pena é de 4 a 12 anos de reclusão.


A argumentação para dizer que houve uma tentativa de golpe é a de que os envolvidos nos atos esperavam que, com a destruição e da tomada dos prédios, haveria a necessidade de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem, a partir da qual os militares iriam aderir à deposição do governo eleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do primeiro réu, a pena total determinada pelo relator Alexandre de Moraes foi de 17 anos. Ele foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.


Já os ministros Luís Roberto Barroso e André Mendonça entenderam que não seria possível condenar o réu por ambos os crimes.Barroso entendeu que estaria configurado o crime de golpe de Estado e que este já incluiria o crime de abolição do Estado democrático de Direito.


Mendonça considerou que haveria o crime de abolição do Estado democrático, argumentando que o meio empregado pelos invasores não seria adequado para se chegar ao resultado do golpe.Os dois crimes no centro dos debates foram incluídos recentemente na legislação brasileira, em 2021, portanto não há uma jurisprudência guiando sua aplicação.


O professor Diego Nunes, professor de história do direito penal da UFSC (Universidade Federal de SC) e organizador do livro “Crimes contra o Estado democrático de Direito”, considera que a decisão do Supremo incorreu em dupla punição por um mesmo fato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, seria o caso de aplicar apenas o crime de golpe de Estado, que vê como mais amplo e grave, e no qual estaria incluído o conteúdo do crime de abolição. “Um golpe do Estado, mesmo que ele atinja num primeiro momento diretamente o Executivo, o governo, ele atinge a liberdade do Judiciário e a liberdade do Parlamento.”


Também para Oscar Vilhena, professor da FGV Direito SP, a aplicação cumulativa das duas penas é incorreta. Ele avalia que, no caso concreto, o delito de golpe de Estado acaba por absorver o de abolição do Estado democrático, como ocorre em casos como de lesão corporal e homicídio.


“A interpretação que me parece mais correta é que o meio para você chegar ao golpe é uma ruptura, uma tentativa de abolição”, diz. Por outro lado, reflete Vilhena, uma tentativa de fechamento do STF, isoladamente, seria apenas o crime de impedimento do exercício dos Poderes.


Para o advogado criminalista Frederico Horta, professor de direito penal da Universidade Federal de Minas Gerais, acabou prevalecendo uma dupla punição para um mesmo atentado às instituições democráticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele considera que a conduta que se encaixaria melhor seria a de golpe de Estado, sendo a pena maior deste crime um dos argumentos. “Isso é um indicativo de que esse crime compreende todo o caráter injusto desse fato, não apenas a ameaça para o Poder Executivo, mas também a ameaça de uma intentona dessa para os demais Poderes.”


Também no entendimento de Mariângela Gama de Magalhães Gomes, professora de direito penal da USP, houve uma dupla punição pela mesma conduta.


Ela diz, por outro lado, que o crime que melhor se amoldaria ao 8 de janeiro seria o de abolição, argumentando que ele absorveria o crime de golpe de Estado, que seria o impedimento do exercício de um dos Poderes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela tem essa interpretação, apesar de a pena de golpe ser maior -o que para ela pode ser eventualmente um ponto a se criticar da legislação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo discordando, Mariângela explica que a princípio não vê erro na decisão do STF, mas que é preciso avaliar os argumentos que constarão no acórdão.


O advogado Renato Vieira, presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), considera que houve dupla punição. Ele afirma que, na situação concreta, é preciso olhar para a finalidade dos agentes.


“Eles afrontaram os diversos Poderes? Sim, mas qual é o principal motivo e qual é o principal fim que eles queriam atingir? A deposição do governo eleito, e isso é um golpe de Estado.”


O desembargador aposentado Wálter Maierovitch, por sua vez, concorda com a posição da maioria da corte de que os dois crimes são autônomos e que ambos teriam sido cometidos. Ele critica, porém, a dosagem das penas, que considerou excessivamente altas.


Para Maierovitch, cada um dos crimes protege bens distintos. O crime de abolição violenta protegeria a democracia, enquanto o golpe de Estado, protege o regime republicano.


“Qual é a conduta voltada a abolir o Estado democrático que foi tentada? É toda essa arregimentação e a saída para o golpe”, diz. “Qual é o ataque à República? Tentar rescindir a posse do Lula.”


Para Chiavelli Falavigno, professora de direito penal da UFSC, o crime de abolição funcionaria como um estágio, um pressuposto, para se chegar ao golpe de estado, e o raciocínio mais seguro e de acordo com o princípio de intervenção mínima do direito penal, seria o de condenar por apenas um deles.


Ela ressalta, no entanto, que imputar os dois crimes é uma interpretação possível, a depender das provas. Para ela, o entendimento sobre se houve ou não dupla punição tem que ser analisado caso a caso.


Na data do 8 de janeiro, 243 pessoas foram presas em flagrante dentro dos edifícios e na praça dos Três Poderes, segundo o STF. Outros 1.927 acampados em frente aos quartéis foram conduzidos à Academia de Polícia, dos quais 775 foram liberados.


Até o momento, 1.345 foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornaram-se réus, que agora aguardam julgamento (só 3 foram julgados até agora). Dentre elas, 232 denúncias são semelhantes às já julgadas -incluindo crimes mais graves; outras 1.113 correspondem a crimes de menor gravidade e estão suspensas para análise sobre se haverá acordo.


Atualmente, 117 permanecem presos pelos atos antidemocráticos e pelos ataques aos prédios dos três Poderes.

CRIMES CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO NA CONDENAÇÃO DO 8/1


Abolição violenta do Estado democrático de Direito: Quando alguém tenta, com uso de violência ou grave ameaça, impedindo ou restringindo o exercício dos três Poderes. Pena de 4 a 8 anos de prisão.Golpe de Estado: É a tentativa de depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Pena de 4 a 12 anos de prisão.


 

Fonte: Jornal de Brasília

RENATA GALF
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Deixe um comentário

Leia também
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
logoMPDFT-3
Dia da justiça: mpdft suspende expediente em 8 de dezembro
f1280x720-164002_295677_5050
Babal guimarães acusado de nova agressão após condenação prévia
CPMI do INSS rejeita ida de Messias; entenda pedido
CPMI do INSS rejeita ida de Messias; entenda pedido
Para Gilmar, a Lei do Impeachment caducou
Para Gilmar, a Lei do Impeachment caducou
Sabatina de Jorge Messias fica para 2026
Sabatina de Jorge Messias fica para 2026
Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro
Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro
joaninha
Natureza provoca reações negativas em crescente número de pessoas, aponta estudo
logo2-2
Justiça mantém condenação de ibmec por reprovação indevida de aluna
f1280x720-161088_292763_5050
Congresso define meta fiscal ambiciosa para 2026
f1280x720-156911_288586_5050
Crise política domina buscas no google em 2025
Motorola_Cor_do_Ano_Pantone_2026-1200x675-1
Smartphone da motorola virá na cor pantone de 2026
bacellar01
Alerj decide sobre bacellar, mas moraes tem a palavra final
Homem é preso após agredir e ameaçar ex-mulher em Águas Lindas de Goiás
Homem é preso após agredir e ameaçar ex-mulher em Águas Lindas de Goiás
Homem mata companheira em Caldas Novas
Homem mata companheira em Caldas Novas
GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural
GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural
GDF institui plano de ação para casos críticos de poluição
GDF institui plano de ação para casos críticos de poluição
Alunas do CEM Urso Branco são medalhistas na Olimpíada de Geografia
Alunas do CEM Urso Branco são medalhistas na Olimpíada de Geografia
Formatura do Proerd reúne mais de 1,4 mil estudantes em escola pública no Cruzeiro
Formatura do Proerd reúne mais de 1,4 mil estudantes em escola pública no Cruzeiro
Agências do Trabalhador oferecem 960 vagas de emprego no DF nesta sexta-feira (5)
Agências do Trabalhador oferecem 960 vagas de emprego no DF nesta sexta-feira (5)
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-163897_295572_5050
Copacabana palace adota nova escala e impacta centenas de empregados
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
PC deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro na região de Caldas Novas
PC deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro na região de Caldas Novas
Mineradora assina acordo com o Estado e vai reparar danos ambientais em Crixás
Mineradora assina acordo com o Estado e vai reparar danos ambientais em Crixás
Dois jovens são assassinados a tiros no setor Santa Luzia, na Estrutural
Dois jovens são assassinados a tiros no setor Santa Luzia, na Estrutural
fta20230210019
Cerco a pirataria digital: bloqueio maciço de sites e aplicativos no brasil
Operação mira fraude no emplacamento e lavagem de dinheiro no DF
Operação mira fraude no emplacamento e lavagem de dinheiro no DF
Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF
Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF
MPDFT lança portal de rede de proteção a crianças e adolescentes
MPDFT lança portal de rede de proteção a crianças e adolescentes
Mulher é presa por duas tentativas de latrocínio contra casal em Ceilândia
Mulher é presa por duas tentativas de latrocínio contra casal em Ceilândia
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
laqueadura-jipa
Município de ro condenado a pagar fertilização in vitro para mulher
Equatorial Goiás participa do Feirão de Renegociação do Procon em Itumbiara
Equatorial Goiás participa do Feirão de Renegociação do Procon em Itumbiara
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master
Criminosos fingem ser membros da Arquidiocese de Goiânia para tentar dar golpes em paróquias
Criminosos fingem ser membros da Arquidiocese de Goiânia para tentar dar golpes em paróquias
Programa que ajuda famílias pobres a pagar aluguel tem 5,6 mil vagas abertas em Goiás
Programa que ajuda famílias pobres a pagar aluguel tem 5,6 mil vagas abertas em Goiás
Foragido de operação no Rio, membro do CV é preso no DF com drogas
Foragido de operação no Rio, membro do CV é preso no DF com drogas
Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade
Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade
Vizinhos de usina de compostagem relatam rotina com mau cheiro e ratos
Vizinhos de usina de compostagem relatam rotina com mau cheiro e ratos
Polícia do DF desarticula esquema de golpes em vendas de eletrodomésticos
Polícia do DF desarticula esquema de golpes em vendas de eletrodomésticos
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
logo2-1
Adestradora é culpada por morte de pitbull e terá que indenizar tutor
f1280x720-148164_279839_5050
As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
campus-usp-10-edited
Distrito de inovação de são paulo reconhecido como destaque em ecossistema de startups
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.