11/11/2025

Delegado da PF descobre que é investigado durante depoimento ao STF

Fachada do STF

A investigação trata da realização de blitze no segundo turno que teriam como objetivo dificultar o acesso de eleitores do Nordeste às sessões de votação.

O delegado da Polícia Federal (PF) Caio Rodrigo Pelim foi surpreendido nesta terça-feira (27) ao ser informado, durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), de que é investigado no inquérito que apura a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas eleições de 2022.

A investigação trata da realização de blitze no segundo turno que teriam como objetivo dificultar o acesso de eleitores do Nordeste às sessões de votação.

Pelim foi arrolado como testemunha de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, no processo que investiga um suposto plano de golpe de Estado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Logo no início da oitiva, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, alertou que Pelim é alvo de outro inquérito e pediu ao ministro Alexandre de Moraes que ele fosse ouvido como investigado em outra ação, e não como testemunha.

Moraes atendeu ao pedido e garantiu ao delegado o direito ao silêncio e o de não produzir provas contra si mesmo.

Ao responder à primeira pergunta do depoimento, Pelim demonstrou surpresa com o fato de ser um investigado.

“Me causa um pouco de surpresa”, afirmou. “Eu fui ouvido como depoente e desconheço qualquer investigação contra minha pessoa”, acrescentou.

Segundo Moraes, Pelim foi citado em diversos depoimentos de testemunhas e investigados no inquérito das blitze. Ele também esclareceu que o inquérito segue em andamento.

“Na verdade, a PET não encerrou sua finalidade. Na verdade, houve um pedido que foi deferido para que a Polícia Federal conclua as investigações. Então as investigações prosseguem”, afirmou Moraes.

As defesas avaliam que os depoimentos de investigados têm menor peso jurídico que os de testemunhas, já que estas têm a obrigação legal de dizer a verdade, enquanto os investigados têm direito ao silêncio e à não autoincriminação.

Tribuna Livre, com informações da CNN

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.