27/12/2025

Dengue: Novas tendas de acolhimento seguem modelo de hospitais de campanha

As novas tendas serão instaladas em espaços próximos a unidades de saúde, como hospitais, UPAs e UBSs | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

As estruturas são bem mais complexas do que as montadas anteriormente, dispondo de piso elevado, divisórias para consultórios, equipamentos e climatização para melhor atender os pacientes

As 11 novas tendas de acolhimento aos pacientes com dengue anunciadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) atuarão como hospitais de campanha, com consultórios, equipamentos, mobiliário e climatização. O objetivo é aumentar a capacidade de acesso das pessoas logo que apresentem os primeiros sintomas da doença.

As estruturas são bem mais complexas e maiores do que as das tendas montadas anteriormente. Para a instalação é necessário haver pontos de energia e de água, além de rede de esgoto, serviços que são preparados pela área de engenharia da Secretaria de Saúde (SES-DF). Também foram priorizados espaços próximos a unidades de Saúde, como hospitais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), para facilitar casos de remoção de pacientes.

“Vamos garantir uma melhor estrutura para os pacientes e servidores porque os profissionais vão conseguir fazer a triagem, dar encaminhamento e o tratamento devido de acordo com a situação. Se for um atendimento de rotina, o paciente recebe os procedimentos e hidratação, e se for algo mais agravado ele poderá ser encaminhado ou removido a uma unidade de Saúde”, explica o subsecretário de Infraestrutura na Saúde da SES-DF, Leonídio Neto.

Os esqueletos das tendas têm uma montagem rápida, de aproximadamente três horas e contam com caídas e calhas de água para drenagem. No entanto, após a instalação, começa outra etapa da montagem, mais demorada e que requer mais cuidado, como a disposição do piso elevado, a implantação das divisórias para os consultórios, a instalação de mobiliário e equipamentos (como os ares-condicionados para a climatização do ambiente) e o aterramento. Tudo sob a vistoria da engenharia da SES e seguindo os normativos da Defesa Civil do Distrito Federal.

Com a finalização da montagem estrutural, vem a incorporação dos profissionais de saúde. Dessa vez, o atendimento será feito por uma equipe selecionada pelo vencedor do edital de chamamento público para a formação do convênio. Além de uma equipe própria, a instituição responsável fornece toda a parte estrutural, além de insumos e medicamentos.

“É uma nova mão de obra para reforçar esse atendimento porque, além da dengue, estamos passando por um período de sazonalidade das doenças respiratórias”

Leonídio Neto, subsecretário de Infraestrutura na Saúde

Cada tenda terá, no mínimo, um coordenador, três médicos (entre esses, um pediatra), um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), dois apoios administrativos, um farmacêutico, pessoal de limpeza e pessoal de segurança.

“Não vamos precisar tirar nenhum servidor da saúde de seus postos de trabalho. É um reforço que vem para facilitar o trabalho dos nossos profissionais, que vão continuar fazendo os atendimentos nos hospitais, UPAs e UBSs. É uma nova mão de obra para reforçar esse atendimento porque, além da dengue, estamos passando por um período de sazonalidade das doenças respiratórias”, complementa Neto.

Serão oito tendas com atendimento diário das 7h às 19h no Plano Piloto, Vicente Pires, Varjão, Taguatinga, Planaltina, Águas Claras, Ceilândia e Samambaia. Outras três funcionarão 24 horas no Gama, Guará e Paranoá.

Desde o início do ano, o DF já conta com nove tendas de hidratação, espalhadas por várias regiões do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Como suporte à assistência nas UBSs, entre 20 de janeiro e o dia 14 deste mês, os espaços atenderam mais de 63 mil pacientes, uma média de 1,2 mil por dia.

Confira onde serão instaladas as novas tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue

Com funcionamento 24h

→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)

→ Guará: em frente à UBS 1

→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste

Com funcionamento diário, das 7h às 19h

→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

→ Varjão: atrás da UBS 1

→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)

→ Planaltina: policlínica da região

→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal

→ Ceilândia – Estacionamento do HRC

→ Samambaia: Estacionamento da UBS 7

** Ceilândia e Samambaia, que já contam com uma tenda de atendimento, também serão beneficiadas com mais um espaço de acolhimento.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Deixe um comentário

Leia também
Presidente do TJDFT, Waldir Leôncio, defende Código de Ética no Judiciário
Presidente do TJDFT, Waldir Leôncio, defende Código de Ética no Judiciário
Ataque de abelhas deixa duas pessoas feridas na Asa Sul
Ataque de abelhas deixa duas pessoas feridas na Asa Sul
Fugitivo do “Saidão” é preso após assaltar bar e roubar carro no DF
Fugitivo do “Saidão” é preso após assaltar bar e roubar carro no DF. 
Homem que espancou primo de 7 anos e tio é condenado a 26 anos
Homem que espancou primo de 7 anos e tio é condenado a 26 anos
Bêbado atropela mulheres que iam para almoço de Natal em Ceilândia
Bêbado atropela mulheres que iam para almoço de Natal em Ceilândia
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Recanto das Emas
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Motorista fica preso às ferragens após carro colidir com carreta no DF
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Incêndio de grandes proporções atinge restaurante na Asa Norte
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Homem dá tiros na rua, bate em viatura, atropela PM do DF e é baleado
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Mistério na QR 517: polícia apura morte em incêndio em Samambaia
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Operação prende detentos do semiaberto por descumprir regras do saídão
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média
Verão no DF terá calor intenso, mas chuvas seguem dentro da média

Ataque de abelhas deixa duas pessoas feridas na Asa Sul

Uma pessoa foi levada ao hospital inconsciente em função da quantidade de ferroadas Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital após um ataque de abelhas na tarde desta sexta-feira (26/12) na Asa Sul (DF), área central do Distrito Federal. Um dos pacientes ficou inconsciente em função da

Leia mais...

Manchester United vence Newcastle pela Premier League

Dorgu marcou gol que colocou Red Devils na cola da zona de classificação para a Champions O resultado fez os Red Devils subirem para a 5ª posição na tabela, com 29 pontos. Com isso, o time de Manchester colou na zona se classificação para a Uefa Champions League. Esse não

Leia mais...

Olympique de Marselha faz sondagem por Jorge Carrascal, do Flamengo

O atacante Jorge Carrascal entrou no radar do futebol europeu. O atacante Jorge Carrascal entrou no radar do futebol europeu. Nesta semana, o Flamengo recebeu uma sondagem do Olympique de Marselha, da França, para buscar informações sobre a situação do jogador. A diretoria rubro-negra, no entanto, recusou inicialmente qualquer avanço

Leia mais...

Ataque com faca e spray deixa 14 feridos no Japão

Uma pessoa foi detida, segundo a imprensa japonesa Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (16) em um ataque com arma branca em uma fábrica no centro do Japão, durante o qual um líquido não identificado também foi atirado em direção às vítimas. “Catorze pessoas foram levadas pelos serviços

Leia mais...

Zelensky anuncia que se reunirá com Trump em breve

Anúncio ocorre após a última rodada de negociações entre as delegações de Washington e Kiev ter resultado em um plano atualizado de 20 pontos para encerrar a guerra O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse nesta sexta-feira (26) que se reunirá em breve com seu homólogo americano, Donald Trump, como parte

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.