Dengue: Saúde do DF convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para vacinação

Dengue: Saúde do DF convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para vacinação
Dengue: Saúde do DF convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para vacinação – Reprodução

Baixa adesão à vacinação contra a dengue no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para se imunizarem contra a dengue em mais de cem salas de vacinação disponíveis. A medida é necessária devido à baixa cobertura vacinal, pois, segundo dados da pasta, menos da metade desse público completou o esquema com as duas doses necessárias.

Conforme a SES-DF, 41,9% das crianças de 10 anos tomaram a primeira dose e apenas 16% completaram o esquema vacinal. A meta de 90% de imunização não foi atingida para a primeira dose em nenhuma das idades do público-alvo.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Juliane Malta, ressalta que a vacinação é fortemente recomendada, apesar da queda de 95% no número de casos entre 2024 e 2025. “Mesmo com a redução expressiva dos casos de dengue, o risco de novas epidemias não pode ser descartado. A vacina oferece proteção não apenas no curto prazo, mas também por muitos anos após a imunização, sendo uma estratégia eficaz e segura”, afirma. Malta também destaca a importância da vacinação para quem já teve a doença, pois uma nova infecção aumenta o risco de desenvolver formas graves.

Doses disponíveis e esquema vacinal

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, informa que há 24.178 doses da vacina contra a dengue no depósito, com outras seis mil distribuídas para as redes regionais e unidades básicas de saúde (UBSs). O público atual, de 10 a 14 anos, é uma indicação do Ministério da Saúde e, por enquanto, não há previsão de ampliação. A validade das vacinas é julho de 2027.

Tereza Luiza Pereira esclarece que quem tomou a primeira dose e não retornou após os 90 dias recomendados pode completar o esquema vacinal mesmo com atraso, sem a necessidade de reiniciar o processo. É possível também aproveitar a visita para tomar outros imunizantes, como o da HPV.

A médica da Coordenação de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Gabriela Villar, orienta a população a comparecer a uma sala de vacina com documento de identificação e a caderneta de vacinação. A perda do documento não impede o atendimento, pois a equipe pode buscar os registros nos sistemas de informação.

Outras ações de combate à dengue

De fevereiro de 2024 a janeiro de 2026, a Secretaria de Saúde aplicou 183,4 mil doses da vacina contra a dengue no público de 10 a 14 anos. Além da vacinação, outras estratégias de combate à doença são adotadas. Ao longo de 2025, 362 servidores realizaram mais de 1,8 milhão de visitas domiciliares para informação e combate a focos do mosquito Aedes aegypti.

Agentes de vigilância ambiental instalaram mais de 3,8 mil armadilhas para mosquitos (ovitrampas) e 3,2 mil estações disseminadoras de larvicidas. Outra frente de ação é a disseminação de mosquitos com a bactéria Wolbachia, que reduz a capacidade de transmissão de doenças. Como resultado, o Distrito Federal fechou 2025 com uma queda de 96% nos casos prováveis de dengue.

Vacinação de profissionais de saúde

Servidores que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) começarão a receber a vacina contra a dengue nesta semana. A imunização contemplará, primeiramente, os trabalhadores com maior exposição, como agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de vigilância ambiental (AVAs), equipes de consultório na rua (eCR) и equipes de saúde da família (eSF).

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

T LB

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress