15/11/2025

Deputado acusa petista de quebra de decoro após fala sobre fuzilamento

Reprodução

Deputado distrital acionou presidência da Câmara dos Deputados contra o líder do PT, Lindbergh Farias, que afirmou ser alvo de fake news

O deputado distrital Daniel de Castro (PP) acionou a presidência da Câmara dos Deputados e pediu a instauração de um processo disciplinar contra o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (foto em destaque). A representação popular por quebra de decoro parlamentar, protocolada nessa terça-feira (26/8), faz menção ao discurso no qual o deputado federal falou sobre fuzilamento de “traidores da pátria”, citando os Estados Unidos.

No plenário da Câmara, o petista anunciou projeto de lei de autoria dele que propõe pena de 20 a 40 anos de prisão para quem cometer “crime de alta traição à pátria”. Lindbergh disse, na ocasião, que “há lugares no mundo em que esse delito é tratado com fuzilamento”.

“Senhores podem pensar que é exagero. Em vários estados norte-americanos, o crime de traição à pátria, em alguns estados como Utah, é fuzilamento (sic). É assim que se trata traidor da pátria”, afirmou. Veja:

Quebra de decoro

No documento encaminhado à presidência da Câmara, Daniel de Castro declarou que a fala do petista se referia aos presos pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, embora Lindbergh não cite esse caso no trecho do discurso divulgado.

“Tais declarações configuram inequívoca quebra de decoro parlamentar, pois atentam contra a dignidade da Câmara dos Deputados e ferem de forma direta os valores democráticos que o Parlamento deve resguardar. […] ao propor a execução sumária de cidadãos brasileiros, o deputado não apenas violou o decoro parlamentar, mas também afrontou princípios basilares do Estado Democrático de Direito”, argumenta o distrital.

Daniel de Castro pede que a presidência da Câmara encaminhe ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a fim de que seja avaliada a instauração de processo disciplinar contra o Lindbergh.

Ao Metrópoles, Lindbergh disse que é alvo de fake news. “No dia em que o Celso Amorim estava na comissão, chamei o 8 de Janeiro de alta traição nacional. Sou autor de um PL para tipificar esse crime, que não existe no Brasil. Aí eu disse: vocês que lutam tanto pelos Estados Unidos precisam saber que lá tem estado em que traição é tratada com fuzilamento. Não estou defendendo fuzilamento de ninguém, não. É mentira”, declarou.

Tribuna Livre, com informações do portal Metropoles

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico

Depois de 43 dias, o maior shutdown da história do país pode ter fim, nesta quarta-feira, e deixar US$ 11 bilhões em prejuízos permanentes à economia. Câmara dos Representantes deve se reunir para votar orçamento com democratas divididos A declaração de alívio foi proferida pelo presidente Donald Trump durante cerimônia

Leia mais...

PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do partido na Câmara, afirma que proposta do Poder Executivo não traz paz para o cidadão. E assegura que não haverá redução nas atribuições da PF O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), acompanhou nesta terça-feira (11) a coletiva do presidente da

Leia mais...

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.