18/11/2025

Deputado Júnior Mano e outras 5 pessoas são alvos da PF por fraudes em licitações e desvio de emendas no Ceará

PF faz buscas no gabinete do deputado Júnior Mano

Mandados foram cumpridos no gabinete do parlamentar, em Brasília, e em cidades cearenses. Grupo é suspeito de fraudes em licitações para financiar campanhas eleitorais.

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (8), mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados. O parlamentar é investigado por suposto envolvimento em esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares no Ceará.

Ao todo, a PF cumpre 15 mandados autorizados pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. As ações ocorreram – além de Brasília – nas cidades de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.

A operação é parte de uma investigação que tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a PF, o grupo criminoso teria usado recursos públicos desviados para financiar campanhas eleitorais nas eleições municipais do ano passado.

Em nota, a equipe de assessoria informou que o deputado “não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos” (leia na íntegra mais abaixo).

Também foram autorizadas a quebra de sigilo de celulares apreendidos e o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O objetivo, segundo a PF, é impedir a movimentação de valores de origem ilícita.

Foram alvos da operação, além do gabinete parlamentar, outros endereços ligados a Júnior Mano no Distrito Federal e no Ceará e imóveis de cinco investigados. A investigação tem apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Como funcionava o esquema?

De acordo com a PF, o núcleo investigado:

•             Articulava o envio de verbas públicas de emendas parlamentares a determinados municípios no Ceará e, em troca, parte dos recursos era desviado para pagamentos ilegais.

•             Fraudava procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo.

•             Desviava os recursos para financiar campanhas eleitorais nas eleições municipais do ano passado.

As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.

Deputado nega irregularidades

Em nota, a assessoria do deputado negou “qualquer participação” nos processos. Veja a íntegra:

“O deputado Júnior Mano não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos.

Como parlamentar, o deputado não exerce qualquer função executiva ou administrativa em prefeituras, não participa de comissões de licitação, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos.

O parlamentar reafirma sua confiança nas instituições, em especial no Poder Judiciário e na Polícia Judiciária Federal, e reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e o exercício probo da função pública.

Tem plena convicção de que, ao final da apuração, a verdade dos fatos prevalecerá, com o completo esclarecimento das circunstâncias e o reconhecimento de sua correção de conduta.

Assessoria de imprensa. Deputado Federal Júnior Mano”.

A liderança do PSB na Câmara também se manifestou:

“A Liderança do PSB na Câmara dos Deputados tomou conhecimento hoje, 8, da operação da Polícia Federal que investiga a atuação do deputado Júnior Mano. Esperamos que todos os fatos sejam investigados e esclarecidos o mais breve possível, respeitando o devido processo legal e a ampla defesa.

Deputado Pedro Campos. Líder do PSB na Câmara”

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal (PF)

Leia também
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça

Operação combate comércio ilegal no centro de Ceilândia

Ação conjunta entre DF Legal, PM e administração regionalreforça segurança e contribui para a organização de uma área onde circulam cerca de 120 mil pessoas diariamente Equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Administração Regional de

Leia mais...

Cras Sobradinho I promove ação comunitária para pessoas idosas

Atividade levou informação, convivência e momentos culturais para mais de 80 participantes O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho I encerrou o mês de outubro com a 2ª edição da ação comunitária “Envelhe-SER compartilhando histórias de uma vida”. O objetivo foi informar sobre os direitos da pessoa

Leia mais...

Sessão solene destaca importância do empreendedorismo feminino

A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (17) em homenagem ao empreendedorismo feminino. A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva (MDB) e a sessão acontecerá no plenário da Câmara, a partir das 19h. O evento será transmitido

Leia mais...

Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?

Uma proposta de alteração no Código Civil brasileiro tem gerado intensos debates e preocupações entre especialistas em direito de família e sucessões. A mudança, caso aprovada, pode impactar significativamente a partilha de bens em casos de falecimento, especialmente no que se refere aos direitos do cônjuge sobrevivente. Atualmente, a legislação

Leia mais...

Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, por meio de ordem executiva assinada nesta sexta-feira, mudanças significativas nas tarifas de importação de diversos produtos. A medida impacta diretamente o comércio internacional, afetando países exportadores de carne bovina, laranja e café, itens relevantes na balança comercial do Brasil. Embora a nova diretriz

Leia mais...

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.