21/11/2025

Deputados da base do governo Lula são 56% das assinaturas pedindo urgência à anistia

Extremista foi flagrada escrevendo a frase "perdeu mané" na Estátua da Justiça, em frente ao STF, em 8 de janeiro de 2023 - (crédito: Joedson Alves/Agência Brasil)

Projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro consta com a assinatura de 146 deputados federais de partidos que compõem a base do governo Lula

O Partido Liberal (PL) protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento de urgência para o projeto de anistia do 8 de Janeiro com a assinatura de 146 deputados federais de partidos que compõem a base do governo Lula.

O número representa mais da metade (56%) das 262 assinaturas coletadas pela liderança do PL, ocupada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). O União Brasil é responsável por 40 delas, seguido por Progressistas (35), Republicanos (28), PSD (23) e MDB (20).

Todos esses partidos têm quadros chefiando ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A relação de apoio ambíguo tanto ao Executivo quanto ao projeto da oposição foi a razão de Sóstenes ter mudado de ideia e protocolado o requerimento de urgência nesta segunda-feira, 14.

“Amigos, acabo de dar entrada ao requerimento de urgência do PL da Anistia, com 264 assinaturas, devido às notícias recebidas que o governo está pressionando os deputados a retirar assinaturas, mudei a estratégia e agora está protocolado o documento e público todos que assinaram. O governo não vai nos pegar de surpresa mais”, informou por meio de nota o líder do PL. Depois, ele informou que duas das assinaturas haviam sido invalidadas pela Câmara, totalizando assim 262, ainda assim mais que o mínimo necessário para garantir sua eventual aprovação, 257 votos.

A ideia anterior de Sóstenes era esperar até a semana que vem para tentar coletar ainda mais assinaturas, aproveitando que o feriado da Sexta-feira Santa e da Páscoa esvaziaram Brasília. Mais cedo, ele havia dito ao Estadão que pretendia passar os próximos dias ouvindo lideranças para “analisar os perfis dos deputados e de suas votações”.

A anistia a todos os envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram prédios dos Três Poderes em Brasília pedindo golpe de Estado, é prioridade do ex-presidente e seu entorno. O Placar da Anistia do Estadão registra 204 deputados a favor da proposta.

Bolsonaro afirmou, num almoço fechado com advogados na semana passada, que nem a modulação nem a redução das penas dos presos no episódio interessam a ele, mas sim uma “anistia ampla, geral e irrestrita”.

Ele disse ter havido um “ponto de inflexão” na articulação pela anistia com o voto do ministro Luiz Fux no julgamento que o tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Na sessão, Fux falou da possibilidade de as penas serem reduzidas.

“Agora, tivemos um ponto de inflexão. Enchendo a bola da minha esposa aqui, que falou muito bem na Paulista, dirigindo-se ao ministro Fux. Ali, no meu entender, foi uma fissura que apareceu. Um outro lado que parecia impossível. A modulação não nos interessa. Redução de penas não nos interessa. O que nos interessa, sim, é anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou Bolsonaro aos convidados.

A articulação avança enquanto o próprio ex-presidente está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital DF Star, em Brasília. Ele teve de se submeter a uma cirurgia para obstrução do intestino após sentir fortes dores na região abdominal durante uma viagem ao Rio Grande do Norte. Ele se encontra bem, mas sua recuperação deverá ser demorada, e não há previsão de alta para esta semana.

Parlamentares que foram ao hospital nesta manhã disseram ao Estadão que o estado de saúde de Bolsonaro não afetava em nada os planos da anistia. Os aliados dizem acreditar que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautaria o requerimento tão logo ele fosse apresentado com as assinaturas necessárias – 257, a maioria simples dos 513 deputados federais.

Tribuna livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Avante/DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários

Larry Page, um dos fundadores do gigante tecnológico Google, ascendeu à posição de terceira pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Jeff Bezos, fundador da Amazon. A mudança no ranking ocorreu na quarta-feira, impulsionada pelo notável desempenho das ações da Alphabet, empresa-mãe do Google. O crescimento das ações da Alphabet foi

Leia mais...

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.