10/12/2025

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

O projeto reduz as penas dos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro...

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do PL da Anistia, apresentou o relatório nesta 3ª feira (9.dez).

A decisão causou reações nas redes sociais. Parte dos congressistas defendeu a anistia ampla, enquanto outros afirmaram que a medida ameaça o Estado Democrático de Direito.

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PTCE), criticou a iniciativa. Para ele, pautar a dosimetria “rompe com o processo de afirmação da democracia” e contraria a rejeição popular à tentativa de golpe, citando pesquisa que aponta reprovação de 86%.

Já o líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que a redução das penas é “o primeiro degrau” e afirmou que anistia “não tem adjetivos”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou a decisão como uma “vergonha que agride o país”.

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que a votação representa a oportunidade de avançar para uma “anistia ampla, geral e irrestrita” e disse que seguirá na defesa da libertação dos presos do 8 de Janeiro e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou que lutará pela liberdade dos “presos injustamente” e que fará “de tudo” para que Bolsonaro seja beneficiado.

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) pediu mobilização dos eleitores para pressionar os congressistas a aprovarem a proposta.

PL DA DOSIMETRIA Inicialmente, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, queria uma anistia geral, mas a medida foi considerada inviável por ser considerada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal), além de encontrar resistência no Senado.

O líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que se comprometeu em não apresentar um destaque para retomar a versão original do texto – que concederia anistia ampla e geral.

 A decisão de Motta de pautar a proposta se deu depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou sua pré-candidatura à Presidência. Motta negou que houve pressão de terceiros.

“Eu penso que o plenário da Casa é soberano para decidir sobre essas questões. E nós decidimos hoje, quero aqui também deixar de público que a nossa decisão ela foi tomada, um, exclusivamente, por vontade do presidente que tem poder de pauta. Ela não foi tomada para atender a pedido de ninguém”, disse Motta a jornalistas.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
POL
Planalto é surpreendido por decisão de Motta sobre PL da Dosimetria
Motta contraria STF e decide que cassação de Ramagem será analisada pelo plenário
Motta contraria STF e decide que cassação de Ramagem será analisada pelo plenário
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.