Detran-GO estima que 40 mil goianos serão beneficiados por ano com novas regras da CNH

NOVO MODELO

Algumas das mudanças são: reteste gratuito e alteração na quantidade mínima de acertos exigidos para aprovação na prova de Legislação de Trânsito

Detran-GO estima que 40 mil goianos serão beneficiados por ano com novas regras da CNH (Foto: Agência Brasil)

1
1

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) já colocou em prática uma série de serviços e benefícios previstos no programa CNH do Brasil, implantado pelo Governo Federal. Entre as medidas, está o primeiro reteste gratuito da prova prática, que deve beneficiar cerca de 40 mil pessoas por ano no estado. O novo modelo tem como objetivo modernizar o processo de habilitação, reduzir burocracias e ampliar o acesso da população à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além dessa iniciativa, outros serviços do novo modelo já estão em funcionamento em Goiás. Entre eles, o fim do vencimento dos processos de CNH, a aplicação de novos parâmetros para aulas práticas, com carga mínima de duas horas para as categorias A e B e dez horas para as categorias C, D e E, além da abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Também passou a ser permitido o aproveitamento de processos iniciados pelo aplicativo CNH do Brasil, sem prejuízo aos candidatos. Houve ainda alteração na quantidade mínima de acertos exigidos para aprovação na prova de Legislação de Trânsito, que agora é de 20 questões.

Outras mudanças incluem a concessão de reteste gratuito em caso de reprovação nas provas teórica e prática, tempo dobrado na prova de legislação para candidatos com TDAH e/ou TEA, a implantação de um banco de questões teóricas e novos valores para os exames de aptidão física e mental, fixados em R$ 84, além da avaliação psicológica, que passa a custar R$ 96.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) passaram a ser responsáveis pelo agendamento das provas de Legislação de Trânsito para candidatos que realizarem o curso pelo aplicativo CNH do Brasil. Já o exame prático poderá ser marcado pelo próprio candidato, inclusive com a utilização de veículo próprio, sem necessidade de vínculo com CFC.

O novo modelo também contempla a renovação automática da CNH e a emissão da CNH definitiva, ambos sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após concluir o curso teórico no site CNH do Brasil, o candidato deve procurar o Detran-GO para abertura do Renach, validação do cadastro e agendamento da prova de Legislação de Trânsito.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress