DF tem alerta amarelo de chuvas intensas para esse final de semana

A previsão para esse final de semana em Brasília é de possibilidade de tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já na quinta-feira (29), moradores de algumas regiões do Distrito Federal relataram fortes chuvas. Em Santa Maria e no Valparaíso, Entorno do DF, houve granizo e no Jardim Botânico e na região da Ponte Alta, no Gama, vias ficaram alagadas.

Para sexta-feira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Os brasilienses podem se preparar mesmo para chuvas intensas a partir da tarde de sábado, conforme explicou o meteorologista do INMET, Wendell Fialho. “Durante a tarde e o início da noite, o tempo ficará instável em todo o Distrito Federal, com previsão de chuva intensa. Inclusive, para o sábado, o INMET emitiu um aviso de chuva intensa na cor amarela, que corresponde a ventos intensos, que podem chegar a 40-60 km/h e acumulado de chuva de até 50 mm”, destacou.

Já em relação ao domingo, “há condição de manutenção dessa instabilidade, principalmente no período da tarde. Há previsão de chuva intensa em todo o Distrito Federal, portanto, trata-se de uma chuva bem distribuída, podendo promover um acumulado de chuva expressivo”, completou Fialho.

Para quem for sair de casa, é importante estar atento aos alertas da Defesa Civil quanto aos riscos causados por chuvas intensas. A subsecretaria monitora continuamente as condições climáticas do DF auferidas pelo INMET e envia alertas por SMS quando existem possíveis riscos à população. Nesta quinta-feira, o aviso foi emitido alertando sobre tempestades.

“Ressaltamos que durante o período chuvoso existe uma alta possibilidade de ocorrência de eventos adversos em condições climáticas extremas, como chuvas intensas e prolongadas, fato também monitorado e acompanhado pela Defesa Civil, que atua imediatamente diante dessas situações”, apontou a pasta.

Em caso de perigo, a subsecretaria orienta as pessoas a saírem imediatamente do local de risco, avisando o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo número 199. A população também pode enviar o CEP do local onde reside para o número 40199, para que seja possível receber alertas para a região cadastrada.

Outras orientações para evitar riscos em situações de chuvas intensas são ficar abrigado, não parar o carro perto de árvores ou postes, estar atento a locais onde pode ocorrer deslizamentos e estar alerta a sinais de tempestades como nuvens escuras, trovões e relâmpagos. Durante tempestades, desligue aparelhos elétricos e fique atento ao nível da subida das águas se houver risco de inundações e enxurradas na região onde você mora. Nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress