23/10/2025

Dia da Escola: CEF 11 de Taguatinga é destaque pelo projeto Escolas Inovadoras

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11, em Taguatinga-DF, é uma das instituições de ensino contempladas pelo projeto Escolas Inovadoras, com apoio da FAPDF | Foto: Divulgação/SEEDF

A UCB, em parceria com a FAPDF, receberá Selo ODS Educação no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

15 de março é celebrado o Dia da Escola, o berço de toda inovação e ciência que se desenvolve nas sociedades. O ambiente escolar, além de receber políticas públicas que garantam qualidade, é também o espaço em que crescem as passadas, atuais e futuras gerações. E no próximo dia 20 acontece no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, a cerimônia de Certificação do Selo ODS Educação, que irá premiar 74 instituições brasileiras de ensino.

A Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), está entre elas e receberá o prêmio pelo projeto Escolas Inovadoras. O selo reconhece o trabalho de organizações educacionais públicas e privadas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A certificação é uma iniciativa do Conselho Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnods), por meio da Secretaria-Geral do governo federal.

“Acreditamos que a inovação é um pilar fundamental para transformar a educação e preparar as novas gerações para os desafios do futuro. Com o Escolas Inovadoras, buscamos não apenas modernizar a infraestrutura das unidades de ensino, mas também criar um ambiente mais estimulante e propício ao aprendizado”

Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FAPDF

Com fomento da FAPDF, o Escolas Inovadoras moderniza e aprimora as condições de ensino, contribuindo para melhorias estruturais e pedagógicas significativas. Um exemplo desse avanço pode ser visto no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11, em Taguatinga-DF, que se tornou referência dentro do programa. As intervenções já estão sendo percebidas tanto por estudantes quanto pelo corpo técnico e docentes. Entre as melhorias implementadas estão a recuperação de áreas coletivas, a construção de uma horta e a futura ampliação da biblioteca. A próxima fase é montar laboratórios de robótica e steam maker para uso nas atividades de ensino e aprendizagem dos alunos.

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou a importância do projeto para o fortalecimento da educação no Distrito Federal. “Acreditamos que a inovação é um pilar fundamental para transformar a educação e preparar as novas gerações para os desafios do futuro. Com o Escolas Inovadoras, buscamos não apenas modernizar a infraestrutura das unidades de ensino, mas também criar um ambiente mais estimulante e propício ao aprendizado. Esse investimento reflete nosso compromisso em conectar ciência, tecnologia e educação”, afirma.

Atenção especial

“ Acredito que a educação tem que ser significativa nesse sentido: o aluno tem que gostar de estar na escola”

Odara Ribeiro, professora

Michelle Paiva é coordenadora pedagógica e acredita que as transformações refletem diretamente na qualidade do ensino e no bem-estar da comunidade escolar. “Nossa proposta é diálogo e acolhimento. O CEF 11 é uma escola que está priorizando o aluno. Somos uma escola inclusiva, temos os alunos típicos, os alunos neurotípicos e os alunos PDC também. Então a gente tem que fazer essa mediação e essa integração”, destacou a profissional que é uma das representantes do corpo técnico da escola.

Odara Ribeiro é professora da Secretaria de Educação desde 2014 e atua como supervisora no CEF 11. “Eu procuro fazer com os meus colegas o que eu gostaria que fizessem comigo, preparar o ambiente o mais agradável possível para que eles trabalhem bem. Ano passado, nós fizemos durante todo ano letivo 32 projetos e ações dentro da escola. A gente conseguiu abranger vários tipos de aprendizagem para os nossos alunos. Acredito que a educação tem que ser significativa nesse sentido: o aluno tem que gostar de estar na escola”, declarou Odara.

Futuro inovador

A renovação da escola vai além das reformas físicas. A proposta do Escolas Inovadoras é integrar a melhoria da infraestrutura ao desenvolvimento de metodologias de ensino mais dinâmicas e eficientes. A construção da horta, por exemplo, é uma melhoria no recurso pedagógico para auxiliar na conscientização ambiental e alimentar dos alunos.

Segundo o coordenador do projeto, professor Renato Brito, a certificação é um reconhecimento valioso. “Este prêmio destaca a dedicação da universidade em alinhar suas iniciativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios globais”, destacou o profissional.

O projeto Escolas Inovadoras é um exemplo de como investimentos bem direcionados podem transformar o cenário educacional do Distrito Federal. A parceria entre a FAPDF e as unidades de ensino reforça o compromisso com a valorização da educação pública e a promoção de um aprendizado mais inclusivo e qualificado.

Tribuna Livre, com informações da FAPDF

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