10/11/2025

Dia Mundial da Energia: como a tecnologia está revolucionando a atuação da Equatorial Goiás

Legenda: "No primeiro trimestre de 2025, distribuidora realizou cerca de 30 mil inspeções em sua rede, utilizando drones"

Com mais de R$ 13 milhões investidos em automação em um ano e cerca de 30 mil inspeções realizadas com drones em poucos meses, companhia reduz tempo de atendimento e moderniza a operação com sistemas inteligentes de monitoramento

Já parou para pensar em tudo o que acontece até a energia chegar a uma residência? Por trás de uma luz acesa dentro de uma casa, há equipes que enfrentam as variações do clima e desafios de acesso, especialmente, em áreas rurais, como estradas com atoleiros e porteiras trancadas.

Para apoiar esse trabalho e tornar o processo cada vez mais ágil e seguro, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na reconstrução da rede elétrica em todo o Estado. Por meio desse investimento, a Equatorial Goiás vem implementando soluções que aumentam a eficiência dos atendimentos e modernizam a operação. Tecnologias como drones para inspeções de redes e sistemas automatizados de monitoramento têm contribuído para reduzir o tempo de atuação em ocorrências. Esse avanço ganha ainda mais relevância no contexto do Dia Mundial da Energia, celebrado nesta quinta-feira, 29 de maio.

A companhia segue com investimentos estratégicos para garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e eficiência para seus clientes. No primeiro trimestre de 2025, a distribuidora realizou cerca de 30 mil inspeções em sua rede, utilizando drones para monitoramento e garantindo um diagnóstico preciso e ágil de possíveis falhas. As inspeções são fundamentais para identificar pontos críticos com antecedência, prevenir interrupções e otimizar o planejamento das manutenções, garantindo mais segurança e continuidade no fornecimento.

Atualmente, 100% dos trabalhos executados em campo utilizam tecnologias digitais e a companhia conta com mais de 8 mil equipamentos da rede de distribuição que garantem mais agilidade no atendimento aos clientes. Essas inovações são essenciais para garantir a recomposição do sistema de forma ágil. O superintendente técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira, afirma: “Seguimos investindo continuamente em tecnologia e inovação para tornar o fornecimento de energia cada vez mais seguro, eficiente e confiável para todos os nossos clientes em Goiás.”

A avaliação positiva sobre o uso dessas tecnologias também vem de especialistas do setor. O engenheiro eletricista Jovanilson Faleiro de Freitas, profissional com ampla trajetória no sistema elétrico nacional e referência técnica em Goiás, destaca que a modernização das operações representa um avanço expressivo na confiabilidade da rede e na energia que chega para milhões de lares diariamente. “Contamos com tecnologias que auxiliam e complementam as equipes na execução das atividades de campo, garantindo ações mais assertivas, programações eficientes, além da qualidade e da segurança de todos os materiais aplicados na rede”, ressalta o especialista em engenharia elétrica que tem passagens no setor elétrico também como auditor líder em certificações internacionais e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO).

Inovação e força humana

Embora a tecnologia tenha transformado e facilitado a execução dos trabalhos da companhia, a presença dos técnicos ainda é fundamental. A atuação dos profissionais no campo continua sendo indispensável. Luiz Felipe Quintino é um dos responsáveis por fazer o plano de reconstrução e modernização do sistema elétrico acontecer na região de Rio Verde, onde atua como líder de serviços técnicos e comerciais. O engenheiro consegue ver de perto o avanço da recuperação do sistema com o uso constante de novas ferramentas. “Hoje, com o apoio de drones, conseguimos inspecionar redes inteiras em poucos minutos, algo que antes levava horas ou até dias. No entanto, nada disso substitui o olhar atento das equipes. São os profissionais dedicados, atuando 24 horas em campo, que interpretam os dados, tomam decisões rápidas e garantem que tudo funcione corretamente. Eles são o elo entre a tecnologia e a realidade”, destaca Luiz Felipe.

A combinação entre inovação tecnológica e o esforço humano é o que assegura, de fato, a qualidade e a continuidade no fornecimento de energia realizados pela concessionária. O trabalho manual, que inclui desde reparos até a inspeção de redes em locais de difícil acesso, exige habilidades técnicas e decisões rápidas que só os profissionais capacitados podem oferecer.

Manutenção preventiva e segurança

Além dos investimentos em tecnologia, a Equatorial Goiás também reforçou as ações de manutenção preventiva com foco no controle da vegetação próxima à rede elétrica, uma das principais causas de desligamentos, especialmente, em períodos de chuvas e ventos fortes. No primeiro trimestre de 2025, foram realizadas mais de 75 mil podas, o equivalente a cerca de 830 intervenções por dia, priorizando áreas de risco para evitar acidentes e garantir a continuidade do fornecimento.

O manejo adequado da vegetação é essencial para reduzir interferências na rede, aumentar a segurança da população e preservar a estabilidade do sistema elétrico em todo o Estado. “Manter a vegetação sob controle é tão estratégico quanto investir em tecnologia. É esse cuidado diário que evita desligamentos, protege vidas e garante uma rede elétrica mais segura para todos”, finaliza o superintendente técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira.

Trabalhômetro

A população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/). Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás

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