Entidade está entre as que registrou crescimento “vertiginoso” de repasses; entre 2022 e 2023 alta foi de quase 70%.
O presidente da Sindnapi Milton Cavalo, uma das entidades suspeitas de fraudar os sistemas do INSS, é aliado de Carlos Lupi e dirigente do partido do ministro da Previdência, o PDT, há anos. Com a chegada de Lupi ao Ministério da Previdência, em 2023, a entidade viu sua arrecadação saltar de R$ 88,3 milhões, em 2022, para R$ 149,2 milhões no ano seguinte — alta de quase 70%.
Em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia avisado o Ministério e o Instituto de que a entidade estava entre as que havia registrado um crescimento “vertiginoso” no recebimento de recursos.
Entre os anos de 2021 e 2023, segundo auditoria do TCU, o Sindnapi teve um aumento de mais de 260% nos valores arrecadados com convênios.
Hoje, segundo integrantes do partido, Milton Cavalo, o dirigente do Sindnapi, é quem dá as cartas no partido na joia da coroa das eleições municipais do PDT, a cidade de Cotia (SP).
Desde 2023, o Ministério da Previdência, de Lupi, e o INSS são avisados de que há indícios de fraude no crescimento de repasses de beneficiários do INSS a essas entidades conveniadas. O Sindnapi, do aliado de Lupi, é citado com destaque na auditoria, como a terceira entidade a mais receber recursos de aposentados e pensionistas.
Procurado pelo blog, o ministro Carlos Lupi disse que não gostaria de comentar o assunto.
Já o sindicato informou em nota enviada ao blog que “o crescimento da arrecadação do Sindnapi acompanha sua trajetória de 25 anos de existência e a ampliação da prestação de serviços nas 27 unidades federativas brasileiras”.
O Sindinapi afirmou ainda que a relação de Milton Cavalo com Carlos Lupi se limita aos dois serem do PDT. “Aliás, Milton Cavalo se associou ao PDT muito antes de assumir a presidência do Sindnapi. Ao contrário do que estão dizendo, não são aliados”.
Veja nota na íntegra:
“O crescimento da arrecadação do Sindnapi acompanha sua trajetória de 25 anos de existência e a ampliação da prestação de serviços nas 27 unidades federativas brasileiras (26 estados e o Distrito Federal).
O Sindnapi é uma entidade que em 2025 completa 25 anos de atuação em favor dos aposentados, pensionistas e idosos.
Tem subsedes em rodo o território nacional.
Oferece aos associados convênios, colônias de férias, hotel, atendimento jurídico, e possui 20 sedes próprias.
Possui servidor próprio com a documentação de todos os seus associados.
Sobre a relação do presidente Milton Cavalo com o ministro da Previdência Carlos Lupi, ela se limitar aos dois serem do PDT. Aliás, Milton Cavalo se associou ao PDT muito antes de assumir a presidência do Sindnapi. Ao contrário do que estão dizendo, não são aliados.
Também já utilizamos a biométrica, com reconhecimento facial, há alguns anos, apesar de o INSS não exigir até agora, quando criou esse sistema.”
Tribuna Livre, com informações do G1