O Distrito de Inovação de São Paulo foi laureado com o prêmio de Melhor Talento e Pesquisa no Startup Ecosystem Stars 2025, em cerimônia realizada nesta terça-feira (2), em Paris, França. A premiação anual reconhece organizações, tanto públicas quanto privadas, que se destacam no fomento de ecossistemas de inovação e servem de inspiração para novas iniciativas.
O projeto vencedor é uma área de inovação urbana situada na Zona Oeste da capital paulista, dedicada à pesquisa e inovação através da colaboração entre diversas entidades da região. O objetivo principal é criar soluções inovadoras para os desafios da sociedade, unindo instituições com alto desempenho em ciência e tecnologia.
A formalização do Distrito de Inovação ocorreu em julho de 2024, com a assinatura de um Protocolo de Intenções pelos fundadores: Universidade de São Paulo (USP), Instituto Butantan, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), município de São Paulo e o governo do Estado. A iniciativa é membro pleno da Associação Internacional de Parques Científicos e Distritos de Inovação (IASP).
“O Distrito de Inovação de São Paulo reflete a diretriz imposta desde o início da gestão, em buscar a sinergia e a integração das ações do estado, em todas as suas atividades”, declarou Vahan Agopyan, secretário de ciência, tecnologia e inovação.
De acordo com a Câmara Internacional do Comércio (ICC), uma das entidades organizadoras da premiação, o Distrito de Inovação de São Paulo “impressionou o júri por sua visão estratégica e pelos resultados concretos na geração de inovação e crescimento econômico”. A ICC também classificou o projeto paulistano como “exemplar e inspirador para ecossistemas emergentes”. A plataforma Mind the Bridge também participa da promoção do evento.
Com dois anos de existência, o projeto expandiu-se da Cidade Universitária da USP e áreas adjacentes até a Vila Leopoldina, onde foi inaugurado recentemente um campus que reúne agências e empresas do grupo WPP. Adicionalmente, neste ano, o projeto recebeu reconhecimento da Universidade da Basileia, na Suíça, e da iniciativa italiana MIND Milano Innovation District.
Fonte: jovempan.com.br











