24/04/2024

Do sonho a realidade- Escola Técnica de Santa Maria é entregue à comunidade

Unidade com investimento de R$ 15,2 milhões e que tem capacidade para atender até quatro mil alunos é a segunda entregue pelo governador Ibaneis Rocha.

O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta sexta-feira (25), a Escola Técnica de Santa Maria. O equipamento tem capacidade para atender quatro mil estudantes e ofertará, inicialmente, os cursos de técnico em radiologia, cuidados com idosos, desenvolvimento de sistemas e de rede de computadores. Para o próximo ano, estão previstas 1,2 mil vagas.

Já a deputada distrital Jaqueline Silva, representante genuína de Santa Maria no Legislativo do DF, elogiou a gestão de Ibaneis Rocha por estar transformando o presente e construindo o futuro, não apenas em Santa Maria, mas, em todo o Distrito Federal. “Hoje celebramos não apenas a inauguração de uma Escola Técnica para nossa cidade, mas, sim o compromisso mútuo de promover a educação e o desenvolvimento de nossa querida Santa Maria. A entre o GDF e Santa Maria resulta num papel fundamental em nossa cidade. Juntos, podemos proporcionar oportunidades educacionais de alta qualidade, preparando nossos jovens para os desafios do mundo moderno e contribuindo para o progresso de nossa comunidade.” Disse a parlamentar.
 
“Essa é uma escola muito bem-acabada, com toda estrutura de laboratórios para que a gente possa trazer desenvolvimento também para a população de Santa Maria. Era uma carência muito grande aqui da região” disse o governador Ibaneis Rocha.
 
A unidade de ensino fica na QR 119, a cerca de 1 km do Terminal BRT de Santa Maria. A proximidade com o ponto de embarque e desembarque do transporte público facilita o acesso de moradores da região administrativa, do Gama e de cidades do Entorno, como Novo Gama e Valparaíso, em Goiás.

Com aporte de R$ 15,2 milhões e 150 empregos gerados, a escola segue o padrão arquitetônico estabelecido pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE), com 12 salas de aula, laboratórios (informática, química, física, enfermagem, entre outros), quadra poliesportiva, espaços administrativos, jardim, auditório, biblioteca, cantina, estacionamento e unidade de tratamento de esgoto.

 “O ensino técnico dá uma oportunidade para esses jovens se inserirem no mercado de trabalho. Temos uma parceria muito importante com o Sebrae na realização desses cursos técnicos. Essa é uma escola muito bem-acabada, com toda estrutura de laboratórios para que a gente possa trazer desenvolvimento também para a população de Santa Maria. Era uma carência muito grande aqui da região”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Já a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, falou que os próprios estudantes têm demandado uma oferta maior no ensino técnico. “O Ministério da Educação fez uma pesquisa junto aos estudantes do ensino médio e o pedido de educação técnica profissional foi altíssimo. O jovem está sentindo a necessidade, antes mesmo de ingressar na universidade, de ter uma formação para ser inserido no mercado de trabalho. Isso acendeu o sinal de alerta do MEC e o GDF já vinha trabalhando nesse sentido. E para o ano que vem teremos mais uma escola, no Paranoá”, detalhou Hélvia Paranaguá.

De portas abertas

Antes mesmo da inauguração, a escola já promovia conhecimento e aprendizagem. Estão em andamento os cursos técnicos em marketing e em administração, por meio de parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae) com o GDF. Além das qualificações de recreador, programador web, copeiro e microempreendedor individual, a partir de convênio com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas começaram neste mês e as inscrições já estão encerradas.

“Cerca de 412 mil alunos este ano já passaram pelo Educação Empreendedora com pelo menos quatro horas de educação, sendo 380 mil de escolas públicas e o restante da escola particular. A escola conta ainda com as turmas de empreendedorismo, uma de marketing e outra de administração, e já há perspectiva para abrir uma turma no noturno em 2024”.
 
Vale ressaltar que novos cursos serão ministrados no próximo semestre, uma vez que, jovens e adultos de Santa Maria estão ocupando a escola, porque está tendo uma procura muito grande por vagas.

Em determinados cursos, o estudante poderá ganhar mais de uma certificação, tendo maior chance de ter sucesso no mercado de trabalho. “O aluno entra, faz o curso, sai com uma certificação intermediária e final. Em alguns, serão três certificações. Isso representa mudança de vida, mudança da comunidade. São cursos para áreas procuradas e que foram escolhidos em audiência pública.

A Educação Profissional e Tecnológica contempla cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional. São dezoito unidades escolares localizadas em dez regiões administrativas. A atual gestão inaugurou uma unidade em Brazlândia, em 2021, entregou uma unidade em Santa Maria e está construindo uma terceira no Paranoá.

Saiba mais.
 
A ideia de se implantar uma Unidade da Escola Técnica Par Santa Maria se deu cerca de 20 anos, por ocasião da inauguração da Escola Técnica do Gama. A luta, encabeçada pelo prefeito comunitário Antônio Alan de Brito teve adesão de outras lideranças e dentre estes, lá estava a figura da empresária na época, Jaqueline Silva.

Porém, entrava governo, saía governo, apareciam “padrinhos” e “madrinhas”, os quais renovavam a pauta, sempre que vinham em Santa Maria e se lembravam da reivindicação. Fora isso, outros entraves, tais como; questão fundiária, política, e por fim, o engavetamento do processo.

Mas, apesar da comunidade andar com o “pires na mão”, de gabinete em gabinete, numa súplica contínua por essa demanda, a empresária Jaqueline decide se lançar candidata a uma cadeira no Legislativo do Distrito Federal, o que infelizmente não conseguiu se eleger.

Mas, isso não fez com que essa moradora e respeitada liderança política desistisse. Até porque, ela tinha o hábito de me confidenciar que “desistir era para os fracos”, a partir do momento em que não se elegeu, intensificou sua luta por Santa Maria em diversas áreas, dentre estas, o SOCIAL.

Engajada no projeto “Ocupa Parque”, de sua autoria, Jaqueline Silva crescia dia após dia em conhecimento político, popularidade, e o mais importante: De ver as coisas acontecerem.

Veio a campanha de 2018. Decidida e com uma excelente equipe de base, Jaqueline Silva se elege deputada distrital, bem votada por sinal, e a partir deste primeiro mandato, intensifica sua luta por benfeitorias na cidade, dentre elas, a tão sonhada Escola Técnica.

Sem medo de errar, este que vos escreve afirma que, houve a necessidade uma guerreira colocar o seu nome a disposição de uma comunidade para ser aprovada como representante legal de uma cidade para que as coisas aconteçam de verdade?

Durante o evento de inauguração e entrega oficial da Escola Técnica para a comunidade, na manhã desta sexta-feira (25), entrevistada por este , a deputada distrital Jaqueline Silva, representante de direito e de fato da cidade de Santa Maria, entre sentimento de realização, dever cumprido em relação ao pleito, teve a humildade responsabilidade de atribuir às lideranças um sonho que se transformou em realidade. “Eu quero aqui dizer que se não fosse pelas lideranças este ato de hoje não estaria acontecendo”. “Eu, simplesmente disponibilizei recursos através de emendas em contrapartida a confiança que a população teve em nome, para representar a cidade naquela casa Legislativa”. “Estou feliz? Estou sim! “Feliz por ser impulsionada por uma comunidade que sabe aonde quer chegar, que sabe cobrar na hora certa”. “E como parlamentar eleita por esta cidade, tenho o dever de colocar meu mandato em favor desta comunidade que me dá forças para caminhar junto com eles por benfeitoria e mais qualidade de vida de forma coletiva”, disse.

Somado ao primeiro mandato e este que se iniciou em janeiro de 2023, Jaqueline Silva já trouxe para Santa Maria incontáveis benefícios, um misto de grandes, médias e pequenas obras, porém, todas de encontro aos anseios da comunidade, graças, a grande credibilidade e sintonia que possui com o governador Ibaneis Rocha.

Durante a entrevista com a deputada Jaqueline Silva, eu questionei o preito comunitário Antonio Alan sobre a diferença de um pedido feito a um parlamentar de fora e um pedido ao deputado tido como seu representante legal. Eis a resposta: “A diferença é muito grande, aliás nem tem como se comparar”. “quando você não tem um parlamentar eleito por sua cidade, você anda de pires na mão. Mas, quando você tem alguém que você acreditou, votou e contribuiu para que tal parlamentar fosse eleito, você estará aliado a alguém que tem o poder da reivindicação na mão, e se sobressai mil vezes melhor do que aqueles que só lembram de você na hora do voto”. “A cidade se sente honrada em ter uma deputada comprometida com a população e sua gente. Parabéns deputada Jaqueline Silva, por esse grande feito”. Finalizou.

Usando do espaço que lhe foi concedido, a deputada Jaqueline Silva finalizou suas palavras dizendo que não tem palavras para expressar esse sentimento. Sua felicidade é dividida com aqueles que lhe impulsionaram para tudo isso acontecesse e pelo que ainda vai acontecer em benefício a essa gente ordeira e trabalhadora, que como ela tem paixão por Santa Maria. “E é nesse sentimento de paixão pela minha cidade e pela comunidade que reafirmo meu compromisso em continuar apoiando iniciativas conjuntas que tragam benefícios para nossos cidadãos e para o progresso de Santa Maria como um todo.

Agradeço a todos os envolvidos por seu empenho e dedicação”, finalizou Jaqueline Silva.
Fotos do evento.

A Escola Técnica de Santa Maria ofertará, inicialmente, os cursos de técnico em radiologia, cuidados com idosos, desenvolvimento de sistemas e de rede de computadores

Fonte: Correio de Santa Maria | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília / Tribuna Livre Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
INTERNAC
Chanceler da Ucrânia comete gafe após reunião entre Zelensky e Lula
OITO DE JAN
8 de janeiro: veja quem são os próximos seis réus do julgamento no STF
FUTEBOL
Goleiro que marcou gol na Champions tem mística com número 94; entenda
Sete trabalhadores são intoxicados por gás em galpão de logística em Goiânia
Sete trabalhadores são intoxicados por gás em galpão de logística em Goiânia
Janja apaga post com dança após críticas por ausência de Lula no RS
Janja apaga post com dança após críticas por ausência de Lula no RS
Mourão conversa com Novo após Republicanos entrar no governo Lula
Mourão conversa com Novo após Republicanos entrar no governo Lula
Polícia Federal aceita acordo de delação premiada de Mauro Cid
Polícia Federal aceita acordo de delação premiada de Mauro Cid
Rio Grande do Sul deve ser atingido novamente por temporais, com o avanço de nova frente fria
RS deve ser atingido novamente por temporais, com o avanço de nova frente fria
Decisão do STF não autoriza guardas municipais a abordar e revistar pessoas
Decisão do STF não autoriza guardas municipais a abordar e revistar pessoas
Com apoio da deputada distrital Jaqueline Silva: Mais de 700 luminárias de LED são instaladas em Santa Maria
Mais de 700 luminárias de LED são instaladas em Santa Maria
GDF vai ampliar mandato da Junta Comercial para quatro anos
GDF vai ampliar mandato da Junta Comercial para quatro anos 
Casa da Mulher Brasileira tem três unidades em construção no DF
Casa da Mulher Brasileira tem três unidades em construção no DF

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Nas últimas 24 horas, os bombardeios israelenses mataram 32 palestinos, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza A guerra entre Israel e Hamas em Gaza completou 200 dias nesta terça-feira (23), sem sinais de que uma trégua estaria próxima, nem de que o movimento islamista estaria disposto a

Leia mais...

Atividade de extensão debaterá saúde mental e políticas públicas

Iniciativa da Universidade do Distrito Federal é aberta para a comunidade acadêmica, bem como para o público externo; inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio “Diálogos sobre saúde mental, políticas públicas e universidade” é o tema da extensão universitária proposta pela docente Kíssila Mendes, da Universidade do

Leia mais...

Equatorial alerta para nova onda de calor em Goiás

Massa de ar quente eleva temperaturas acima da média e deve provocar aumento no consumo de energia nos próximos dias. Goiânia, 23 de abril de 2024 – Os termômetros devem registrar altas temperaturas nesta semana em todo estado. Uma massa de ar quente e seco está influenciando no aumento das

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.