11/12/2025

Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF

Empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master deixa o CDP2, Centro de Detenção Provisória em Guarulhos, SP. Vorcaro deverá cumprir algumas medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica. Foto: Fábio Vieira/Estadão Foto: Fábio Vieira/Estadão

Procuradoria argumentou que inquérito está delimitado à suspeita de crimes financeiros na operação de venda para o BRB ocorrida neste ano

O Ministério Público Federal afirmou, em uma manifestação apresentada à primeira instância da Justiça Federal de Brasília, que o documento encontrado na casa do banqueiro Daniel Vorcaro sobre uma transação imobiliária com o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA) não tem relação com os fatos investigados no inquérito sobre a venda do Banco Master para o BRB.

Por isso, os investigadores argumentam que o caso deveria continuar na primeira instância — e não no Supremo Tribunal Federal (STF), como decidiu em liminar o ministro Dias Toffoli.

A apreensão do documento foi revelada na semana passada pelo Estadão. Tratava-se de uma transação imobiliária na qual uma empresa do deputado João Carlos Bacelar compraria um imóvel na praia de Trancoso, no sul da Bahia, por R$ 250 milhões.

“Nesta operação, são apurados crimes supostamente cometidos por diretores e funcionários do Banco Master e do Banco Regional de Brasília – BRB, no contexto de negociação de carteiras de crédito entre eles, com indícios de fraude, ocorridos por volta do primeiro semestre de 2025. Isto é, a investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal do Distrito Federal se restringe aos possíveis crimes cometidos em prejuízo ao banco público de Brasília, BRB, em período delimitado, nos primeiros meses do ano em curso. Dessa forma, o documento encontrado na residência do investigado, com referência a deputado federal do estado da Bahia, não tem qualquer relação com a investigação”, escreveu o MPF.

Essa manifestação foi apresentada para pedir que a 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília reconsiderasse a decisão que suspendeu totalmente as investigações e determinou a remessa de todos os processos para o STF.

O Ministério Público Federal argumentou ainda que, caso o documento revelasse alguma suspeita de crime envolvendo Vorcaro e o deputado, ele deveria ser retirado dos autos e enviado de forma separada ao STF, porque não tem relação com o objeto da investigação em andamento.

Na semana passada, o ministro do STF Dias Toffoli proferiu uma decisão determinando que as novas diligências do inquérito sobre o Master deveriam ser submetidas ao crivo do STF. Sua decisão foi em resposta a um pedido da defesa de Vorcaro, que citou a apreensão do documento com o nome do deputado federal João Carlos Bacelar envolvendo uma transação imobiliária.

 Após a decisão de Toffoli, o juiz federal Antônio Cláudio Macedo, da 10ª Vara de Brasília, decidiu enviar toda a investigação para o STF.

Ele não é o juiz que conduziu o caso desde o início, mas proferiu a decisão porque o responsável pela investigação, Ricardo Leite, estava de férias.

O MPF argumentou que a decisão tomada por ele era contraditória com o próprio despacho de Toffoli, que não retirou o caso da competência da primeira instância, e por isso solicitou a reconsideração. “A decisão do magistrado de primeiro grau padece de graves obscuridades e contradições, capazes de criar tumulto processual, além de afrontar determinação do eminente ministro Dias Toffoli”, escreveu a Procuradoria.

Mas o juiz negou o pedido e remeteu também esse recurso para o STF. Agora, Toffoli deve enviar o processo para análise da equipe do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Até o início da tarde desta segunda-feira, 8, isso ainda não havia ocorrido. A investigação deve permanecer paralisada, sem a realização de novas diligências, até que Toffoli decida em qual foro o caso deverá tramitar.

Dias Toffoli viajou para assistir a final da Libertadores, em Lima, no Peru, no jatinho de um empresário e na companhia do advogado de um dos diretores do Banco Master.

Tribuna Livre, com informações do Ministério Público Federal

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.