Dois navios do México chegam a Cuba com ajuda humanitária

Dois navios do México chegam a Cuba com ajuda humanitária
Dois navios do México chegam a Cuba com ajuda humanitária – Reprodução

Dois navios da Marinha do México atracaram nesta quinta-feira (12) no porto de Havana com mais de 800 toneladas de ajuda humanitária para Cuba, imersa em uma profunda crise econômica agravada por pressões de Washington.

A chegada das embarcações ocorre enquanto o México segue negociando um eventual fornecimento de petróleo à ilha sem ser sancionado pelos Estados Unidos, que ameaçaram impor tarifas ao país que lhe fornecer hidrocarbonetos.

Segundo o governo mexicano, os navios transportaram 814 toneladas de leite líquido e em pó, derivados de carnes, biscoitos, feijão, arroz e itens de higiene pessoal.

A mulher, que caminhava pela orla do Malecón de Havana, lembrou que o México “foi o único país que manteve relações com Cuba” quando a ilha “foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA)” em 1962.

O pescador Eliécer Rodríguez, de 34 anos, destacou, por sua vez, que, diante das pressões de Washington, “o único” país “que está ajudando agora é o México”. “Sempre foi fiel”, acrescentou.

O governo de Sheinbaum informou que ainda restavam no México “mais de 1.500 toneladas de leite em pó e feijão pendentes de envio” para Cuba.

Havana acusa o presidente Donald Trump de querer “asfixiar” a economia da ilha, onde desde segunda-feira entrou em vigor um pacote de medidas de emergência, como o racionamento de gasolina, a semana de trabalho de quatro dias nas administrações públicas, o teletrabalho e as aulas universitárias a distância.

Há seis anos, Cuba enfrenta uma grave crise econômica, com forte inflação, apagões prolongados e escassez de alimentos e medicamentos, devido aos efeitos combinados do endurecimento das sanções americanas, da baixa produtividade de sua economia centralizada e do colapso do turismo.

A situação se agravou com a brusca suspensão do fornecimento de petróleo da Venezuela, seu principal provedor de combustível nos últimos 25 anos, após a queda de Nicolás Maduro em uma intervenção militar americana em 3 de janeiro.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress