Drones reforçam monitoramento da segurança no Carnaval do DF

Drones reforçam monitoramento da segurança no Carnaval do DF
Drones reforçam monitoramento da segurança no Carnaval do DF – Reprodução

Uso de drones e tecnologia no monitoramento

A segurança do Carnaval no Distrito Federal conta com reforço tecnológico a partir deste sábado (14), com o uso de drones para supervisionar os principais pontos de concentração de foliões. Os equipamentos possuem câmeras de alta resolução, zoom de até 200 vezes, sensores térmicos e inteligência artificial embarcada. As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e para os centros de comando e controle instalados na Cidade da Segurança Pública, estrutura montada no estacionamento da Torre de TV.

O monitoramento aéreo integra o protocolo de operações integradas (POI), definido em reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), com a participação das forças de segurança e outros órgãos do Governo do Distrito Federal.

Balanço e operações integradas

Sexta de Carnaval

No primeiro dia do Carnaval 2026, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou duas ocorrências em flagrante. A primeira foi um furto de celular em via pública, na Avenida Pau Brasil, em Águas Claras, com a condução de um suspeito de 15 anos à Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II). A outra foi um caso de receptação culposa na QNE 15, em Taguatinga, onde um adolescente de 17 anos portava um celular furtado, sendo também encaminhado à delegacia especializada.

A PCDF mantém uma delegacia móvel no estacionamento da Torre de TV. “Nosso objetivo é garantir que a população aproveite o Carnaval com segurança, reforçando a pronta resposta investigativa e a presença policial nos principais pontos de concentração”, destacou o assessor-chefe da Ascom/PCDF, Lúcio Valente.

A Polícia Militar do DF não registrou atendimentos emergenciais. Em ações de fiscalização nesta sexta-feira (13), 875 veículos foram abordados, resultando em 13 ocorrências sem detidos. Foram identificados 101 condutores sob efeito de álcool e 29 inabilitados. Ao todo, foram lavrados 2.762 autos de infração, sendo 446 por uso de celular ao volante, e 11 veículos foram recolhidos.

Corpo de Bombeiros

Entre os dias 14 e 17, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estará presente em mais de 190 blocos e eventos. A operação empregará 1.019 militares e 124 viaturas. Os principais pontos de grande fluxo incluem o Setor Bancário Sul, a Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional da República, o Parque da Cidade, o Taguaparque e o Bloco Pacotão. Outros blocos com cobertura são:

  • Carnaval Monumental
  • Plataforma da Diversidade
  • Gran Folia
  • Galinho de Brasília
  • Baratona
  • Raparigueiros

Na Cidade da Segurança, está posicionada a plataforma de observação elevada (POE), com câmeras de alta definição e sensores térmicos. O CBMDF também realiza vistorias preventivas e orienta os foliões a se manterem hidratados e a acionarem o 193 em emergências.

Detran-DF

Entre a madrugada de sexta-feira e a manhã de sábado, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou fiscalizações em Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Paranoá e Núcleo Bandeirante. Foram 510 abordagens e 440 testes de etilômetro, que flagraram 32 condutores sob efeito de álcool, 15 inabilitados e seis com CNH vencida. No total, 30 veículos foram removidos.

Equipes de Educação de Trânsito promoveram ações como o projeto Pneu Seguro, que atendeu 260 pessoas, uma blitz educativa em Ceilândia, que alcançou 200 condutores, e o projeto Rolê Consciente, que sensibilizou cerca de mil pessoas em bares. A campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!” é veiculada durante os blocos.

DF Legal

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) fiscalizou blocos e eventos na sexta-feira de Carnaval, constatando que todas as festas vistoriadas estavam licenciadas. Em relação aos ambulantes, que precisam de licença e não podem vender objetos perfurocortantes, não houve necessidade de apreensões durante as abordagens.

T LB

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress