05/11/2025

Duração e frequência das quedas de energia elétrica caem expressivamente em Goiás em 2024

Foto: Ascom/Equatorial Goiás

Redução histórica nos índices reflete avanços operacionais da Equatorial Goiás na rede de distribuição. Com queda de 10 horas no DEC – duração das interrupções -, companhia reforça compromisso com cliente e meta regulatória da ANEEL

A Equatorial Goiás registrou avanços históricos nos principais indicadores que medem a qualidade do fornecimento de energia elétrica no estado. Em 2024, a duração equivalente de interrupção por unidade consumidora (DEC) reduziu em 10,2 horas na visão cliente e 5,7 horas na visão regulatória. Já a frequência equivalente de interrupção (FEC) caiu 5,5 vezes na visão cliente e 3,6 vezes na visão regulatória, resultados que colocam a concessionária dentro do patamar regulatório estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de ser o menor valor já realizado em toda a história da concessão.

Além disso, 40 conjuntos elétricos fecharam 2024 dentro das metas regulatórias de DEC, superando a previsão de 27 conjuntos. Em relação ao FEC, foram 71 conjuntos dentro das metas, contra uma previsão de 52. Esses avanços refletem as ações estratégicas implementadas pela Equatorial Goiás em todo o estado, que incluem investimentos robustos em infraestrutura, através de um grande plano de reconstrução, e tecnologia nas operações. “Esses resultados representam uma transformação no serviço de distribuição de energia em Goiás. Alcançamos marcos regulatórios significativos e reforçamos o compromisso de continuar investindo em inovação, modernização e qualidade no atendimento à população goiana”, destaca o Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.

O que são DEC e FEC?

 s índices DEC e FEC são os principais parâmetros utilizados para medir a qualidade do fornecimento de energia elétrica de uma concessionária. O DEC representa a duração equivalente de interrupção por unidade consumidora, ou seja, a quantidade de horas que, em média, cada cliente ficou sem energia ao longo de 12 meses. Já o FEC mede a frequência equivalente de interrupção por unidade consumidora, indicando quantas vezes, em média, cada cliente teve o fornecimento interrompido no mesmo período.

“Esses dois indicadores são essenciais para mensurar a experiência dos nossos consumidores com o fornecimento de energia. Uma redução significativa, como a que alcançamos nos últimos dois anos, demonstra o compromisso da Equatorial Goiás em garantir um serviço cada vez mais confiável e de qualidade para nossos clientes”, reforça o Presidente.

Modernização e investimentos estratégicos

Para alcançar esses resultados, a Equatorial Goiás implementou uma série de ações e projetos que incluíram desde a modernização de equipamentos até a ampliação do uso de tecnologia no monitoramento e operação da rede elétrica. O superintende Técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira, explica que o investimento contínuo em inovação foi um dos pilares para essa transformação: “Nos dedicamos integralmente ao plano de reconstrução para transformar a realidade do sistema elétrico goiano. Expandimos nossa rede de automação com a instalação de equipamentos que permitem restabelecer o fornecimento de energia de forma mais rápida e eficiente. Isso impacta diretamente os índices DEC e FEC e, consequentemente, a qualidade do serviço entregue ao cliente”, destaca o superintendente.

Além disso, foram realizados investimentos expressivos na manutenção preventiva, com inspeções em linhas de distribuição e substituição de equipamentos antigos. As iniciativas também incluíram o aumento de poda de árvores e a ampliação das subestações de energia.

Reconstrução

A redução no DEC e no FEC não apenas atende aos padrões regulatórios, mas também traz benefícios diretos aos consumidores. Com menos interrupções e maior estabilidade no fornecimento, as famílias e empresas goianas têm recebido uma energia mais confiável e sofrem menos impacto no seu cotidiano.

Desde sua chegada a Goiás, há quase dois anos, a Equatorial executa uma série de obras para o fortalecimento do sistema elétrico, com foco na qualidade e continuidade do serviço através de um grande plano de reconstrução da rede elétrica. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/. Um plataforma pioneira entre as distribuidoras de energia do Brasil.

Em 21 meses, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 3,6 bilhões na rede elétrica do Estado, ampliou e modernizou 161 subestações e entregou quatro novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia). Também foram entregues cinco novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras quatro.

 “Ainda temos muitos desafios pela frente. Nosso objetivo é manter esse ritmo e superar as expectativas dos consumidores, entregando um serviço que realmente faça a diferença na vida das pessoas”, reforça o superintendente.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás

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