18/11/2025

Durigan se reúne com Alcolumbre para minimizar mal estar do IOF

Enquanto Haddad cumpre agenda internacional na Cúpula do Mercosul, Durigan tem assumido a linha de frente da interlocução com o Congresso - (crédito: Washington Costa/MF)

Crise entre Planalto e Congresso sobre IOF leva secretário-executivo da Fazenda a reunião com presidente do Senado

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, se reuniu nesta quarta-feira (02/7) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), numa tentativa de amenizar o desgaste político provocado pela revogação dos decretos que aumentavam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O encontro acontece logo após o governo recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão legislativa, o que gerou forte reação entre os parlamentares.

A judicialização da disputa, conduzida pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi interpretada por líderes do Congresso como um ataque à autonomia do Legislativo, inclusive por nomes da base aliada. A iniciativa acentuou o mal-estar entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Alcolumbre, apontados por interlocutores do governo como protagonistas da articulação que derrubou os decretos.

Conforme o Correio divulgou na semana passada, o clima não é dos melhores. O ministro Haddad tentou contato direto por telefone com Motta antes da votação, mas não obteve sucesso. O silêncio foi visto no Planalto como sinal de rompimento na articulação política.

Enquanto Haddad cumpre agenda internacional na Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, Durigan tem assumido a linha de frente da interlocução com o Congresso. Nesta terça-feira pela manhã, ele participou de reunião com deputados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, onde defendeu uma reestruturação criteriosa dos benefícios fiscais. Segundo ele, essa alternativa permitiria ampliar a arrecadação sem recorrer a aumentos de impostos diretos.

“Não dá para aprovar alguma coisa muito genérica do ponto de vista técnico. Simplesmente dizer em um único dispositivo de texto ‘fica revisto 10%, porque isso não funciona. É preciso dar alguma operacionalidade e eu expliquei aqui as técnicas de como fazer isso e a gente discutiu os valores”, explicou o secretário. De acordo com estimativas internas da Fazenda, se bem conduzida, a medida poderia gerar até R$ 20 bilhões adicionais aos cofres públicos a partir de 2026.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria Executivo do Ministério da Fazenda

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF A manhã deste domingo (16) foi marcada por movimento, bem-estar e celebração ao protagonismo feminino no Distrito Federal. A Secretaria da Mulher (SMDF) participou da Corrida Girl Power, realizada pelo Grupo Sabin, que reuniu 6 mil mulheres no

Leia mais...

Chuvas deixam os canteiros ornamentais do DF ainda mais belos

Período chuvoso favorece diretamente à irrigação natural desses espaços A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) aproveita a chegada das chuvas para iniciar a fase de plantio nos canteiros ornamentais que embelezam o Distrito Federal. A estação do ano determina a facilidade de irrigação, um dos fatores estudados

Leia mais...

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.