18/11/2025

Durigan se reúne com Alcolumbre para minimizar mal estar do IOF

Enquanto Haddad cumpre agenda internacional na Cúpula do Mercosul, Durigan tem assumido a linha de frente da interlocução com o Congresso - (crédito: Washington Costa/MF)

Crise entre Planalto e Congresso sobre IOF leva secretário-executivo da Fazenda a reunião com presidente do Senado

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, se reuniu nesta quarta-feira (02/7) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), numa tentativa de amenizar o desgaste político provocado pela revogação dos decretos que aumentavam as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O encontro acontece logo após o governo recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão legislativa, o que gerou forte reação entre os parlamentares.

A judicialização da disputa, conduzida pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi interpretada por líderes do Congresso como um ataque à autonomia do Legislativo, inclusive por nomes da base aliada. A iniciativa acentuou o mal-estar entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Alcolumbre, apontados por interlocutores do governo como protagonistas da articulação que derrubou os decretos.

Conforme o Correio divulgou na semana passada, o clima não é dos melhores. O ministro Haddad tentou contato direto por telefone com Motta antes da votação, mas não obteve sucesso. O silêncio foi visto no Planalto como sinal de rompimento na articulação política.

Enquanto Haddad cumpre agenda internacional na Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, Durigan tem assumido a linha de frente da interlocução com o Congresso. Nesta terça-feira pela manhã, ele participou de reunião com deputados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, onde defendeu uma reestruturação criteriosa dos benefícios fiscais. Segundo ele, essa alternativa permitiria ampliar a arrecadação sem recorrer a aumentos de impostos diretos.

“Não dá para aprovar alguma coisa muito genérica do ponto de vista técnico. Simplesmente dizer em um único dispositivo de texto ‘fica revisto 10%, porque isso não funciona. É preciso dar alguma operacionalidade e eu expliquei aqui as técnicas de como fazer isso e a gente discutiu os valores”, explicou o secretário. De acordo com estimativas internas da Fazenda, se bem conduzida, a medida poderia gerar até R$ 20 bilhões adicionais aos cofres públicos a partir de 2026.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria Executivo do Ministério da Fazenda

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Cras Sobradinho I promove ação comunitária para pessoas idosas

Atividade levou informação, convivência e momentos culturais para mais de 80 participantes O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho I encerrou o mês de outubro com a 2ª edição da ação comunitária “Envelhe-SER compartilhando histórias de uma vida”. O objetivo foi informar sobre os direitos da pessoa

Leia mais...

Sessão solene destaca importância do empreendedorismo feminino

A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (17) em homenagem ao empreendedorismo feminino. A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva (MDB) e a sessão acontecerá no plenário da Câmara, a partir das 19h. O evento será transmitido

Leia mais...

Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?

Uma proposta de alteração no Código Civil brasileiro tem gerado intensos debates e preocupações entre especialistas em direito de família e sucessões. A mudança, caso aprovada, pode impactar significativamente a partilha de bens em casos de falecimento, especialmente no que se refere aos direitos do cônjuge sobrevivente. Atualmente, a legislação

Leia mais...

Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, por meio de ordem executiva assinada nesta sexta-feira, mudanças significativas nas tarifas de importação de diversos produtos. A medida impacta diretamente o comércio internacional, afetando países exportadores de carne bovina, laranja e café, itens relevantes na balança comercial do Brasil. Embora a nova diretriz

Leia mais...

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.