Marc Guehi é uma adição muito importante e oportuna às fileiras esgotadas e cheias de lesões do Manchester City, admitiu o técnico Pep Guardiola.
O City confirmou a contratação do zagueiro de 25 anos ao Crystal Palace na tarde de segunda-feira, com Guehi assinando um contrato de longo prazo que o manterá no Etihad Stadium até o verão de 2031.
Anúncio
Guehi é a segunda contratação do Manchester City na janela de transferências de janeiro, já que os Blues aumentam seus gastos no meio da temporada para £ 84 milhões, tendo também garantido a chegada de Antoine Semenyo do Bournemouth no início deste mês.
Os Blues precisam desesperadamente de cobertura na defesa após as lesões de Josko Gvardiol e Ruben Dias no empate 1-1 com o Chelsea no início do mês – um ponto de viragem fundamental na estratégia de transferência do clube em Janeiro e que forçou os dirigentes do Etihad Stadium a retirar o formando da academia Max Alleyne do empréstimo ao Watford.
O City não venceu na Premier League até agora em 2026, tendo empatado três vezes com Sunderland, Chelsea e Brighton antes de sofrer a primeira derrota em 14 jogos em todas as competições contra o Manchester United no fim de semana.
Guardiola e companhia estão sete pontos atrás do líder da Premier League, Arsenal, e depois de uma exibição monótona e desdentada em Old Trafford, no sábado, há grandes preocupações sobre as perspectivas do Manchester City na corrida pelo título.
Anúncio
No entanto, a chegada de Guehi por um preço reduzido de £ 20 milhões dá ao Manchester City um enorme aumento de pessoal, já que os Blues colocaram as mãos em um dos melhores defensores da Premier League quando ele entra no seu auge.
Refletindo sobre a astuta contratação do jogador de 25 anos pelo City antes do confronto de terça-feira da UEFA Champions League com o Bodo/Glimt, Guardiola disse: “Um defesa-central de topo, a jogar pela selecção nacional. Pessoalmente, obrigado ao clube por o ter trazido aqui porque ele chegou à idade perfeita, de muitos anos, pode jogar a torto e a direito.
“E especialmente para ele porque sei o quanto ele queria nos escolher. É muito, muito importante que ele esteja aqui.”
Guehi atraiu grande interesse dos melhores clubes da Premier League ao iniciar os últimos seis meses de seu contrato no Crystal Palace, de quem quase deixou para ingressar no Liverpool no verão passado.
Anúncio
“Tenho quase certeza de que se ele (Marc Guehi) tivesse um contrato longo no Crystal Palace teria sido impossível, mas o fato de faltarem seis meses (restantes) para o fim do contrato, a situação era mais fácil nesses termos”, acrescentou Guardiola sobre a chegada de Guehi.
“Mas é claro que Crystal Palace e Man City têm que concordar e depois o jogador decidiu vir. Caso contrário, mesmo nessa situação, não seria possível”.
Guardiola saberá que Guehi, que se acredita ganhar £ 300.000 por semana no Etihad Stadium, desempenhará um papel crucial em ajudar a cumprir as aspirações do clube por títulos à medida que a temporada avança, depois que o Manchester City fez uma de suas piores exibições sob o comando do catalão contra o Manchester United, no sábado.
“Não falamos uma palavra sobre o (Manchester) United e acho que falaremos antes do Wolves, mas agora é outra competição”, disse Guardiola sobre como ele e sua equipe dissecaram seu desempenho pela cidade.
Anúncio
“Na temporada passada (nesta fase), fizemos sete pontos, temos 13. Na temporada passada, neste momento, estávamos em Paris, 0-2 em cinco ou 10 minutos do segundo tempo, e depois perdemos por 4-2.
“Naquele momento, o PSG estava fora da competição e depois de ter vencido de forma inacreditável a UEFA Champions League de forma merecida. Hoje, temos 13 (pontos) e a oportunidade de nos qualificarmos entre os oito primeiros; penso que isso é um argumento suficiente para nos concentrarmos no amanhã, e não no passado.”
O Manchester City estará desesperado para voltar às vitórias no meio da semana contra o Bodo/Glimt, enquanto Guehi se prepara para fazer sua estreia pelo clube do noroeste contra o Wolves, no Etihad Stadium, na tarde de sábado.