25/11/2025

Elefanta ataca e mata turistas durante safári na Zâmbia

Elefanta ataca e mata turistas na Zâmbia (imagem meramente ilustrativa) - (crédito: Santuário de Elefantes Brasil (SEB))

Guias tentaram impedir o ataque atirando contra o animal

A britânica Janet Taylor Easton, de 68 anos, e a neozelandesa Alison Jean Taylor, de 67, morreram após serem atacadas por uma elefanta durante um safári a pé no parque nacional de South Luangwa, na Zâmbia. O incidente ocorreu nesta quinta-feira (3/7) e as informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian, conforme confirmado pela polícia local.

De acordo com o comissário de Polícia da Província Oriental, Robertson Mweemba, a elefanta estava acompanhada de um filhote e teria se sentido ameaçada pela presença dos visitantes. O comportamento protetor de fêmeas com cria é conhecido entre especialistas como um fator de risco em áreas de contato com humanos.

Guias que acompanhavam o grupo tentaram impedir o ataque e chegaram a disparar contra o animal, mas mesmo ferida conseguiu alcançar as turistas. Janet e Alison morreram no local antes que pudessem receber qualquer tipo de socorro.

Esse não foi um caso isolado. Em 2024, duas turistas norte-americanas morreram em ataques semelhantes em outras regiões da Zâmbia. Elas eram idosas e estavam dentro de veículos de safári no momento dos incidentes. Em 2025, uma turista espanhola também perdeu a vida em um santuário de elefantes na Tailândia.

O parque South Luangwa é uma das principais atrações naturais do país e recebe visitantes de diversas partes do mundo. Após o incidente, autoridades locais reforçaram a necessidade de cautela e avaliaram os protocolos de segurança em safáris a pé.

Tribuna Livre, com informações DO jornal britânico The Guardian,

Leia também
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido

Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

A Inteligência Artificial (IA) está em franca expansão, projetando-se para gerar um mercado global de US$ 1,5 trilhão neste ano. Essa transformação tecnológica impulsiona mudanças significativas na economia e na sociedade. Diante desse cenário, o Brasil precisa urgentemente definir políticas e regulamentações que garantam que o avanço da IA beneficie

Leia mais...

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.