Favorito à premiação, brasileiro acabou perdendo para o espanhol Rodri
O que já circulava na imprensa europeia se concretizou na noite desta segunda-feira (28), e o meia Rodri, do Manchester City e da seleção espanhola, desbancou o favoritismo do brasileiro Vini Jr e foi eleito o melhor do mundo. O brasileiro terminou na segunda colocação no Bola de Ouro.
Companheiro de Vinicius Junior, o meia Jude Bellingham terminou na terceira colocação. Os dois não foram à premiação, em boicote anunciado previamente pelo Real Madrid, que falou em “desrespeito” por parte da premiação da revista France Football.
A posição de Vini Jr. foi o melhor resultado de um brasileiro na premiação desde Kaká, que ganhou a Bola de Ouro em 2007. De lá para cá, apenas Neymar entrou no pódio, terminado em terceiro lugar em 2015 e 2017.
Veja o top 10 da Bola de Ouro 2024:
1. Rodri
2. Vinicius Junior
3. Jude Bellingham
4. Dani Carvajal
5. Erling Haaland
6. Kylian Mbappé
7. Lautaro Martínez
8. Lamine Yamal
9. Toni Kroos
10. Harry Kane
Narrador é único brasileiro a votar no Bola de Ouro e foi chamado após rachão
Cleber Machado é o representante no Brasil na votação do Bola de Ouro há mais de 15 anos, e sua entrada no júri internacional do prêmio veio de maneira curiosa. O narrador vota no prêmio desde 2007, quando jornalistas não europeus foram incluídos na cerimônia da France Football. Curiosamente, aquele ano foi o último em que o Brasil teve o vencedor do prêmio de melhor do mundo, com Kaká sendo escolhido. Antes disso, jogadores que não atuavam na Europa também não eram contemplados na premiação.
Tribuna Livre, com informações do Real Madrid.