11/11/2025

Em ato na Paulista, Tarcísio condena “tirania” de Moraes e defende anistia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acena durante uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro - (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Governador de São Paulo aproveita o 7 de Setembro para reforçar pressão por anistia em Brasília e se projetar como herdeiro político de Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), discursou no ato bolsonarista na Avenida Paulista, neste domingo (7/9), e voltou a defender uma anistia “ampla” para os condenados pelos atos golpistas. Tarcísio alinhou o tom às movimentações que realizou em Brasília na última semana, quando intensificou conversas com parlamentares e lideranças partidárias em busca de apoio à proposta.

No discurso, o governador de SP aumentou o tom nas críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”, disse Tarcísio. 

O ato ficou marcado pela ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde o começo de agosto. “Não existe independência sem liberdade. Essa festa não está completa porque Jair Bolsonaro não está aqui conosco. Liberdade, democracia representativa, estado de direita. Por que às vezes somos tímidos para defender? Não sejamos tímidos. Só existe um candidato para nós: Jair Bolsonaro. Aqueles que gritam ‘sem anistia’, foram os beneficiados pela anistia no passado”, disse.

“O que está em jogo é muito maior do que a divergência política. Nós precisamos virar essa página, olhar para frente e pacificar o país. A anistia é um passo nesse sentido”, declarou Tarcísio durante o ato, marcado pelas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A fala de Tarcísio ocorre após uma semana decisiva no Congresso Nacional, após a saída da federação União Progressista da base do governo Lula. Agora, a oposição articula para garantir votos da bancada do Republicanos que junto com o Centrão, PL e Novo, somam segundo a ala bolsonarista, mais de 300 votos em favor do projeto de Lei da Anistia da Câmara dos Deputados.

A proposta garante anistia ampla para os manifestantes do ato de 8  de janeiro de 2023 e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros 7 réus no Supremo Tribunal Federal (STF) do núcleo 1 da trama golpista.

Na capital federal, o governador atuou nos bastidores para dar robustez à proposta de anistia em tramitação no Congresso. Ele se reuniu com senadores e deputados da bancada do PL e do Republicanos e buscou aproximar posições com setores do centrão, apresentando a medida como solução para reduzir tensões institucionais.

Tribuna Livre, com informações de redes sociais

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo

Ferramenta padroniza informações de todas as áreas em um único repositório e torna mais ágil e efetivo o planejamento estratégico A partir de agora, o Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) passa a atuar como Data Lake Governamental, um repositório centralizado de grande volume de dados

Leia mais...

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.