11/11/2025

Em ato na Paulista, Tarcísio condena “tirania” de Moraes e defende anistia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acena durante uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro - (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Governador de São Paulo aproveita o 7 de Setembro para reforçar pressão por anistia em Brasília e se projetar como herdeiro político de Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), discursou no ato bolsonarista na Avenida Paulista, neste domingo (7/9), e voltou a defender uma anistia “ampla” para os condenados pelos atos golpistas. Tarcísio alinhou o tom às movimentações que realizou em Brasília na última semana, quando intensificou conversas com parlamentares e lideranças partidárias em busca de apoio à proposta.

No discurso, o governador de SP aumentou o tom nas críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”, disse Tarcísio. 

O ato ficou marcado pela ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde o começo de agosto. “Não existe independência sem liberdade. Essa festa não está completa porque Jair Bolsonaro não está aqui conosco. Liberdade, democracia representativa, estado de direita. Por que às vezes somos tímidos para defender? Não sejamos tímidos. Só existe um candidato para nós: Jair Bolsonaro. Aqueles que gritam ‘sem anistia’, foram os beneficiados pela anistia no passado”, disse.

“O que está em jogo é muito maior do que a divergência política. Nós precisamos virar essa página, olhar para frente e pacificar o país. A anistia é um passo nesse sentido”, declarou Tarcísio durante o ato, marcado pelas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A fala de Tarcísio ocorre após uma semana decisiva no Congresso Nacional, após a saída da federação União Progressista da base do governo Lula. Agora, a oposição articula para garantir votos da bancada do Republicanos que junto com o Centrão, PL e Novo, somam segundo a ala bolsonarista, mais de 300 votos em favor do projeto de Lei da Anistia da Câmara dos Deputados.

A proposta garante anistia ampla para os manifestantes do ato de 8  de janeiro de 2023 e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros 7 réus no Supremo Tribunal Federal (STF) do núcleo 1 da trama golpista.

Na capital federal, o governador atuou nos bastidores para dar robustez à proposta de anistia em tramitação no Congresso. Ele se reuniu com senadores e deputados da bancada do PL e do Republicanos e buscou aproximar posições com setores do centrão, apresentando a medida como solução para reduzir tensões institucionais.

Tribuna Livre, com informações de redes sociais

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.