14/11/2025

Em depoimento à PF, Cid nega qualquer intenção de fugir do país

Reprodução

Segundo a PF, Cid obteria um passaporte por intermédio de Gilson Machado, ex-ministro da pasta de Turismo, que foi preso nesta sexta

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13/6), no âmbito da investigação que apura a tentativa de obter passaporte que facilitaria a saída dele do país. Ao depor à PF, Cid negou tanto a intenção de fugir do país quanto o conhecimento sobre um eventual pedido de passaporte português em seu nome.

A defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro disse que Cid afirmou que as mensagens atribuídas a ele não são de sua autoria e que pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar os diálogos publicados pelo jornal Veja.

Cid chegou à sede da PF, em Brasília, às 10h57, a bordo de um Range Rover vermelho. O depoimento terminou às 14h28. Cid deixou o local às 14h28, no mesmo veículo da chegada, sem falar com a imprensa.

Mais cedo, Cid foi alvo de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que foram cumpridos pela PF.

A PF busca entender se Gilson Machado atuou para facilitar uma possível saída de Cid do Brasil. A medida está sendo interpretada pela Polícia Federal como uma tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, já que Cid é um dos réus.

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid afirmou que Cid jamais solicitou passaporte ao ex-ministro Gilson Machado.

“É uma surpresa. Desconheço os fatos, mas, com certeza, Mauro Cid não requereu passaporte”, alegou o advogado Jair Alves Pereira, que faz parte da equipe de defesa do ex-ajudante de ordens.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que concorda com a investigação sobre o caso.

Em nota, Gilson Machado negou “veementemente ter ido a qualquer consulado, inclusive o português no Recife”. A declaração foi divulgada nesta semana, após a notícia de que ele teria atuado na obtenção do passaporte.

“Reitero, nesta oportunidade, que apenas mantive contato telefônico em maio último, com o consulado português, tão somente solicitando uma agenda para meu pai renovar o passaporte, o que foi feito após dita solicitação”, completou.

Investigação

Nessa terça-feira (10/6), a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar Gilson Machado, ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro.

A PGR enviou ao STF uma manifestação em que diz concordar com a Polícia Federal sobre a necessidade de investigação de Gilson Machado.

“A manifestação é pela autorização de abertura de investigação e pelo deferimento das medidas cautelares de busca e apreensão, pessoal e domiciliar, cujos endereços deverão ser confirmados e fornecidos pela autoridade policial, e afastamento dos sigilos dos dados telemáticos e telefônicos contra o investigado Gilson Machado Guimarães Neto, requisitando-se os dados referentes ao período de 1º/1/2025 a 5/6/2025, que deverão ser transmitidos diretamente à Polícia Federal”, diz o pedido.

Para a PGR e a PF, existem indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, Machado teria atuado no Consulado de Portugal no Recife (PE), em maio de 2025, para obter a emissão de um passaporte português para Cid.

“A Polícia Federal encaminhou a Informação da Polícia Judiciária, apresentando informações sobre a possível atuação do Sr. Gilson Machado Guimarães Neto junto ao Consulado de Portugal, em Recife/PE, em 12/5/2025, com o propósito de obter a expedição de um passaporte português em favor de Mauro Cesar Barbosa Cid, para viabilizar sua saída do território nacional”, diz a manifestação.

No documento encaminhado ao STF, a PGR, além de se posicionar a favor do inquérito, defende a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Mauro Cid, Bolsonaro e outros 29 são réus por uma tentativa de golpe de Estado que, segundo a PGR, tinha o objetivo de manter o ex-presidente no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal

Leia também
f1280x720-138584_270259_5050
Enem 2025: inep divulga gabarito oficial; entenda como funciona a correção
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

Pf aponta ex-ministro como peça central em esquema no inss

Investigações da Polícia Federal revelam o envolvimento de um ex-ministro da Previdência Social em um esquema de desvios que lesou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). José Carlos Oliveira é apontado como o “pilar institucional” que sustentou a fraude, permitindo a continuidade e a abrangência das

Leia mais...

Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss

O ex-ministro Paulo Pimenta comentou sobre as recentes operações da Polícia Federal, destacando a importância das ações no combate a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em declarações, Pimenta enfatizou que as operações representam um avanço significativo na proteção dos direitos dos cidadãos e na garantia da integridade

Leia mais...

Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor

A xAI, empresa de inteligência artificial liderada por Elon Musk, estaria no centro de um grande investimento de US$ 15 bilhões (equivalente a R$ 79,5 bilhões) de diversos investidores. O objetivo desse aporte seria impulsionar a expansão dos projetos e da infraestrutura da empresa. O foco principal é o fortalecimento

Leia mais...

Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugurou uma exposição em homenagem ao renomado desembargador Pontes de Miranda, em cerimônia realizada na última quarta-feira, 12 de novembro. A mostra, idealizada pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, busca celebrar a vida e a obra de

Leia mais...

O pequeno país africano que desafia expectativas econômicas

Um pequeno país africano tem chamado a atenção do mundo por seu notável crescimento econômico e desenvolvimento social. Contrariando as expectativas, a nação demonstra um progresso constante e se consolida como uma potência regional em ascensão. O Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um aumento significativo, impulsionado por investimentos

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.