14/11/2025

Em depoimento à PF, Cid nega qualquer intenção de fugir do país

Reprodução

Segundo a PF, Cid obteria um passaporte por intermédio de Gilson Machado, ex-ministro da pasta de Turismo, que foi preso nesta sexta

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13/6), no âmbito da investigação que apura a tentativa de obter passaporte que facilitaria a saída dele do país. Ao depor à PF, Cid negou tanto a intenção de fugir do país quanto o conhecimento sobre um eventual pedido de passaporte português em seu nome.

A defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro disse que Cid afirmou que as mensagens atribuídas a ele não são de sua autoria e que pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar os diálogos publicados pelo jornal Veja.

Cid chegou à sede da PF, em Brasília, às 10h57, a bordo de um Range Rover vermelho. O depoimento terminou às 14h28. Cid deixou o local às 14h28, no mesmo veículo da chegada, sem falar com a imprensa.

Mais cedo, Cid foi alvo de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que foram cumpridos pela PF.

A PF busca entender se Gilson Machado atuou para facilitar uma possível saída de Cid do Brasil. A medida está sendo interpretada pela Polícia Federal como uma tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, já que Cid é um dos réus.

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid afirmou que Cid jamais solicitou passaporte ao ex-ministro Gilson Machado.

“É uma surpresa. Desconheço os fatos, mas, com certeza, Mauro Cid não requereu passaporte”, alegou o advogado Jair Alves Pereira, que faz parte da equipe de defesa do ex-ajudante de ordens.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que concorda com a investigação sobre o caso.

Em nota, Gilson Machado negou “veementemente ter ido a qualquer consulado, inclusive o português no Recife”. A declaração foi divulgada nesta semana, após a notícia de que ele teria atuado na obtenção do passaporte.

“Reitero, nesta oportunidade, que apenas mantive contato telefônico em maio último, com o consulado português, tão somente solicitando uma agenda para meu pai renovar o passaporte, o que foi feito após dita solicitação”, completou.

Investigação

Nessa terça-feira (10/6), a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar Gilson Machado, ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro.

A PGR enviou ao STF uma manifestação em que diz concordar com a Polícia Federal sobre a necessidade de investigação de Gilson Machado.

“A manifestação é pela autorização de abertura de investigação e pelo deferimento das medidas cautelares de busca e apreensão, pessoal e domiciliar, cujos endereços deverão ser confirmados e fornecidos pela autoridade policial, e afastamento dos sigilos dos dados telemáticos e telefônicos contra o investigado Gilson Machado Guimarães Neto, requisitando-se os dados referentes ao período de 1º/1/2025 a 5/6/2025, que deverão ser transmitidos diretamente à Polícia Federal”, diz o pedido.

Para a PGR e a PF, existem indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, Machado teria atuado no Consulado de Portugal no Recife (PE), em maio de 2025, para obter a emissão de um passaporte português para Cid.

“A Polícia Federal encaminhou a Informação da Polícia Judiciária, apresentando informações sobre a possível atuação do Sr. Gilson Machado Guimarães Neto junto ao Consulado de Portugal, em Recife/PE, em 12/5/2025, com o propósito de obter a expedição de um passaporte português em favor de Mauro Cesar Barbosa Cid, para viabilizar sua saída do território nacional”, diz a manifestação.

No documento encaminhado ao STF, a PGR, além de se posicionar a favor do inquérito, defende a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Mauro Cid, Bolsonaro e outros 29 são réus por uma tentativa de golpe de Estado que, segundo a PGR, tinha o objetivo de manter o ex-presidente no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal

Leia também
f1280x720-138584_270259_5050
Enem 2025: inep divulga gabarito oficial; entenda como funciona a correção
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito

Astrônomos testemunham, pela primeira vez, uma estrela diferente do Sol expelindo um jato de plasma conhecido como ejeção de massa coronal (CME). O fenômeno, similar ao que ocorre em explosões solares, foi captado por instrumentos espaciais e terrestres. A descoberta, realizada através da sonda espacial XMM-Newton da Agência Espacial Europeia

Leia mais...

Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou críticas ao deputado federal Guilherme Derrite, relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção, questionando sua expertise em investigações e inteligência contra o crime organizado. Derrite, atualmente licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de

Leia mais...

Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo

Uma pesquisa recente revelou um dado surpreendente: a grande maioria dos ouvintes não consegue diferenciar músicas criadas por inteligência artificial daquelas compostas por humanos. O estudo Deezer-Ipsos, divulgado nesta quarta-feira, aponta que 97% dos participantes não notaram a diferença, um resultado que acentua as crescentes preocupações sobre o impacto da

Leia mais...

Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate

O cenário político digital contemporâneo enfrenta um desafio crescente: a simulação de apoio popular através de operações pagas nas redes sociais. Esta tática, que busca distorcer a percepção pública e influenciar algoritmos, levanta sérias questões sobre a integridade dos processos eleitorais e a autenticidade do engajamento online. A estratégia, frequentemente

Leia mais...

Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga

Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio

Leia mais...

Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico

País é uma das rotas de contrabando que levam drogas provenientes da Colômbia até os Estados Unidos O Panamá realizou uma das maiores apreensões de drogas de sua história, ao confiscar cerca de 12 toneladas de cocaína em uma embarcação no Pacífico que se dirigia aos Estados Unidos, informaram as

Leia mais...

Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico

Depois de 43 dias, o maior shutdown da história do país pode ter fim, nesta quarta-feira, e deixar US$ 11 bilhões em prejuízos permanentes à economia. Câmara dos Representantes deve se reunir para votar orçamento com democratas divididos A declaração de alívio foi proferida pelo presidente Donald Trump durante cerimônia

Leia mais...

PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do partido na Câmara, afirma que proposta do Poder Executivo não traz paz para o cidadão. E assegura que não haverá redução nas atribuições da PF O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), acompanhou nesta terça-feira (11) a coletiva do presidente da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.