10/11/2025

Em Israel, Biden afirma que o ataque a um hospital foi perpetrado por “outra parte”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cumprimenta o presidente dos EUA, Joe Biden - (crédito: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP)
O ataque a um hospital em Gaza resultou na trágica morte de centenas de palestinos. O presidente dos Estados Unidos chegou a Israel nesta quarta-feira e expressou seu apoio ao país.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Israel nesta quarta-feira (18/10). Durante o encontro com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv na manhã desta quarta-feira (18/10), Biden afirmou que acredita que Israel não seja o responsável pelo ataque a um hospital de Gaza, ocorrido na terça-feira (17/10). Bombardeios na unidade de saúde deixaram de 500 a 800 palestinos mortos, estima o Ministério de Saúde de Gaza.

“Eu fiquei profundamente triste e indignado com a explosão de ontem no hospital de Gaza. E com base no que vi, parece que foi feito pelo outro lado, não por vocês. Temos que ter em mente que o Hamas não representa todo o povo palestino e só provocou sofrimento”, disse Biden.

O grupo extremista Hamas culpa o Exército israelense pelo massacre. No entanto, as Forças de Defesa de Israel (IDF) negam responsabilidade e atribuem a autoria do ataque à Jihad Islâmica, outro grupo extremista da Faixa de Gaza. Por sua vez, líderes da Jihad Islâmica negam a autoria.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou veementemente o bombardeio e informou que “o hospital estava em funcionamento, com pacientes, cuidadores e pessoas deslocadas internamente que ali buscavam refúgio”.

Diversos hospitais na Cidade de Gaza tornaram-se abrigos para centenas de pessoas, na esperança de serem poupadas dos bombardeios depois de Israel ter determinado que todos os residentes da cidade se retirassem para o sul da Faixa de Gaza.

Em Israel, o presidente norte-americano se encontrará com famílias de vítimas do ataque do Hamas, ocorrido em 7 de outubro. O atentado deixou 1.400 mortes em território israelense. “Os americanos estão de luto com vocês”, disse Biden a Netanyahu.

Biden também pretendia viajar a Amã para uma reunião com o rei da Jordânia, Abdullah II, o presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas. No entanto, a Jordânia cancelou o encontro após o bombardeio contra o Hospital Batista Al-Ahli Arab, localizado na região sul da Cidade de Gaza.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
Destaque-HBO-Max-Lancamentos-da-semana-10-a-16-de-novembro-de-2025
Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
tech-james-watson-dna-1200x675-1
Pai da genética: james watson, descobridor do dna, falece aos 97 anos
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.