Com o fim das eleições municipais de 2024, a natural movimentação para formação de mesa diretora da próxima legislatura se torna mais intensa com o passar dos dias.
Com o fim das eleições municipais de 2024, a natural movimentação para formação de mesa diretora da próxima legislatura se torna mais intensa com o passar dos dias. Na Câmara Municipal de Olinda, não é diferente, sobretudo, pela forma como se deu o direcionamento de alguns vereadores durante o pleito eleitoral no primeiro e segundo turno.
O Portal de Prefeitura apurou com fontes seguras que serão preservadas, de que o vereador Jesuíno Araújo (PSD), se credencia para concorrer como presidente com apoio dos demais pares da sigla e do grupo político aliado da prefeita eleita Mirella Almeida e do atual prefeito professor Lupércio.
A revoada de vários vereadores que estavam com Mirella no primeito turno e que no segundo decidiram apoiar Vinicius Castello (PT), foi algo impactante, principalmente, para o eleitor que foi surpreendido com a postura de seu vereador.
Na campanha de Mirella, Jesuíno foi um importante e atuante defensor da candidatura da prefeita eleita, sempre presente nas agendas e atividades de rua.
Jesuíno vai para o seu quarto mandato e sempre com votação expressiva e em crescimento, além de experiência e boa articulação com seus pares, tem um perfil moderado e que ajudaria bastante a gestão da prefeita eleita. A missão seria de somar o maior número de vereadores na base para garantir a governabilidade do Poder Executivo Municipal, de modo a não ter maiores problemas com projetos enviados pelo Palácio dos Governadores.
No entanto, conversas ainda levam ao entendimento que o atual presidente Saulo Holanda (MDB), se encaminha de maneira forte para permanecer por mais dois anos.
Vereadores atuais:
Leia Também
Biai (Avante) reeleito
Denise Almeida (PSD) reeleita
Dete Silva (PCdoB) não se reelegeu
Felipe Nascimento (PSD) reeleito
Flávio Nascimento (PSD) não se reelegeu
Flávio Urquiza (PL) não se reelegeu
Gisele Tavares (PV) não se reelegeu
Irmão Biá (DC) não se reelegeu
Jojó Guerra (PL) não se reelegeu
Mizael Prestanista (PSD) reeleito
Neto da Beira Rio (Avante) não se reelegeu
Professor Marcelo (PSD) reeleito
Ricardo Sousa (Avante) reeleito
Saulo Holanda (MD) reeleito
Tonny Magalhães (PSB) não se reelegeu
Tostão de Olinda (Avante) não se reelegeu
Vinicius Castello (PT) não se reelegeu, pois, disputou a prefeitura
Vereadores eleitos
Eugênia Lima (PT)
Simplício (PV)
Labanca (PV)
Márcio Barbosa (Avante)
Jesuíno Araújo (PSD)
Jadilson Bobeiro (PL)
Sarmento (PL)
Iran Barbosa (DC)
Milcon Rangel (MDB)
Sardinha (Agir)
Trajetória política de Jesuíno
2004: Disputa a eleição pela primeira vez no PTB e fica como suplente com 1.126 votos.
2008: Não disputa cargo eletivo
2012: Volta a concorrer e se torna vereador de Olinda pela primeira vez no PSDB atingindo a marca 2.545 votos, sendo o sexto mais votado naquele pleito.
2016: Ainda no PSDB, consegue se reeleger e novamente é o sexto a receber mais votos, só que desta vez cresce e atinge 3.173 votos.
2020: Agora no Cidadania, renova o mandato e sobe uma posição na classificação geral e se terna o quinto vereador mais votado, além de também crescer a votação e checar 3.175 votos.
2022: Disputou como deputado estadual e ficou como suplente
2024: Desta vez no PSD, Jesuíno conquista a sua maior votação desde que disputou o cargo de vereador e soma 4.441 votos, sendo o 10° mais votado no pleito.
Tribuna Livre, com informações da Câmara Municipal de Olinda