Embaixadora da Noruega deixa o cargo por vínculos com Epstein

Ícone de Busca
Embaixadora da Noruega deixa o cargo por vínculos com Epstein – Reprodução

A embaixadora da Noruega na Jordânia e no Iraque, Mona Juul, foi afastada do cargo após o governo norueguês abrir uma investigação sobre seus vínculos com o financista americano Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais e morto em 2019. A informação foi confirmada neste domingo (8) pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

Segundo a chancelaria norueguesa, a decisão ocorreu após a divulgação de novos documentos relacionados ao caso Epstein, que revelaram contatos entre Juul e o financista americano. Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores, Espen Barth Eide, afirmou que a diplomata demonstrou “uma grave falha de julgamento”, o que “tornou difícil” a manutenção da confiança exigida para o cargo.

De acordo com o ministério, Juul já havia sido suspensa temporariamente do cargo na semana passada enquanto as autoridades avaliavam a extensão de sua relação com Epstein no período em que atuava como funcionária do serviço diplomático norueguês. A investigação interna seguirá em andamento para “esclarecer” se o vínculo teve impacto em suas funções oficiais. Nesta segunda-feira (9), A Unidade de Crimes Econômicos do Ministério Público da Noruega (Okokrim) também informou que abriu uma investigação contra Juul por suspeita de corrupção e contra seu marido, o diplomata Terje Rød-Larsen, por possível colaboração no suposto crime. Segundo a Okokrim, as acusações contra Juul são consideradas mais graves porque os fatos sob apuração podem ter ocorrido no exercício de seu cargo no Ministério das Relações Exteriores.

Segundo informações divulgadas pela imprensa norueguesa, documentos liberados no último dia 30 de janeiro pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos indicam que Epstein deixou cerca de US$ 10 milhões em testamento para os dois filhos de Juul com seu marido Rød-Larsen.

A notícia envolvendo a embaixadora amplia ainda mais a pressão sobre círculos políticos e diplomáticos da Noruega após a divulgação dos arquivos Epstein, que citam outras figuras públicas do país, como a princesa herdeira Mette-Marit.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress