17/11/2025

Emendas fazem parte da democracia representativa, diz advogada do Senado

"As eleições afetam as decisões do Orçamento como um todo e não especificamente às emendas parlamentares", apontou a advogada - (crédito: Ton Molina/STF.)

Gabrielle Tatith destacou que assim como o Legislativo é alvo de críticas por supostamente utilizar o recurso das emendas de transferência obrigatória para fins eleitorais, a mesma crítica pode caber ao Executivo

A advogada-geral do Senado, Gabrielle Tatith, afirmou, em audiência pública sobre emenda impositiva no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (27/6), que as emendas obrigatórias “garantem governabilidade, promovem desenvolvimento econômico e social e constituem um elemento importante da democracia representativa”.

A advogada destacou que assim como o Legislativo é alvo de críticas por supostamente utilizar o recurso das emendas de transferência obrigatória para fins eleitorais, a mesma crítica pode caber ao Executivo. “As eleições afetam as decisões do Orçamento como um todo e não especificamente às emendas parlamentares”, comentou.

Em sua exposição, a advogada fez questão de destacar o fim ao que se destinam as emendas impositivas. Para Tatith, “as emendas parlamentares, ainda que em processo constante de aprimoramento, têm contribuído para a entrega de bens e serviços relevantes aos municípios brasileiros”.

Além disso, a advogada entende que as emendas obrigatórias evitam favorecimentos políticos aos apadrinhados pelo governo de situação. Ao mencionar estudos desenvolvidos por cientistas políticos, Tatith frisou que a execução orçamentária anterior à criação das emendas parlamentares seguia critérios político-partidários para distribuição do recurso público aos deputados e senadores. No entendimento da jurista, as emendas vieram para romper com essa relação.

Para ela, “é preciso considerar também que houve, desde a promulgação da Constituição de 1988, inúmeras reformas constitucionais e legais que alteraram o equilíbrio e a relação entre os Poderes”, disse, fazendo referência aos argumentos daqueles que são críticos das emendas de transferência obrigatória do Executivo ao Legislativo, como o PSol, por exemplo, que indica haver um desequilíbrio de poderes em ação ajuizada no Supremo.

“A busca frequente de prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais e mesmo cidadãos por recursos federais intermediados por parlamentares eleitos, sempre fez parte da política brasileira, e há que se considerar que há uma centralização de recursos na União”, destacou a advogada.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado.

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Operação combate comércio ilegal no centro de Ceilândia

Ação conjunta entre DF Legal, PM e administração regionalreforça segurança e contribui para a organização de uma área onde circulam cerca de 120 mil pessoas diariamente Equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Administração Regional de

Leia mais...

Cras Sobradinho I promove ação comunitária para pessoas idosas

Atividade levou informação, convivência e momentos culturais para mais de 80 participantes O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Sobradinho I encerrou o mês de outubro com a 2ª edição da ação comunitária “Envelhe-SER compartilhando histórias de uma vida”. O objetivo foi informar sobre os direitos da pessoa

Leia mais...

Sessão solene destaca importância do empreendedorismo feminino

A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na noite desta segunda-feira (17) em homenagem ao empreendedorismo feminino. A iniciativa é da deputada Jaqueline Silva (MDB) e a sessão acontecerá no plenário da Câmara, a partir das 19h. O evento será transmitido

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.