08/12/2025

Equatorial Goiás alerta para aumento no risco de queimadas nas próximas horas

Reprodução

Estiagem passa de 87 dias em algumas regiões. Companhia reforça medidas de segurança em caso de incêndios próximos da rede elétrica

Goiás enfrenta um cenário preocupante com a estiagem prolongada que já ultrapassa 87 dias sem chuva em algumas regiões. A Equatorial Goiás alerta que o clima seco e a baixa umidade do ar aumentam significativamente o risco de incêndios florestais e urbanos. O cenário coloca a companhia em atenção para o risco de queimadas próximas da rede elétrica e que podem causar impactos significativos no fornecimento de energia.

Cidades em alerta

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), municípios como Goiânia, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Rio Quente, Varjão, Jesúpolis, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Nova Crixás, Nova Iguaçu, Novo Planalto, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Itapirapuã, Ivolândia, Jandaia, Jaupaci e Jussara estão entre os mais afetados pela situação.

Ocorrências no setor elétrico

A chegada do período seco em Goiás intensifica a preocupação com o aumento das queimadas e seus reflexos diretos para a segurança da população e a rede elétrica. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 552 focos de queimadas, uma média diária superior a cinco ocorrências, o que representa um crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, Goiás fechou com 4.311 registros.

No setor elétrico, os impactos também são evidentes. Nos primeiros sete meses de 2025, a Equatorial Goiás registrou mais de 70 ocorrências de queimadas que afetaram diretamente o fornecimento de energia. Ainda assim, o alerta segue máximo, considerando que, historicamente, o segundo semestre concentra 94% das ocorrências anuais.

Monitoramento em tempo real

A distribuidora atua intensamente no período de seca e reforça o monitoramento da rede de distribuição em tempo real em todo o estado. Quando uma queimada atinge cabos, o Centro de Operações Integradas é acionado e, imediatamente, equipes iniciam manobras telecomandadas para reduzir a extensão dos impactos. Elas são uma alternativa da concessionária para reduzir o tempo de espera do cliente para o retorno do fornecimento.

Com elas, é possível restabelecer o serviço em menos de um minuto, em uma ocorrência que poderia durar horas, dependendo da situação. Por meio das manobras, técnicos operam à distância os equipamentos e identificam trechos com defeito para restabelecer imediatamente o fornecimento. Enquanto isso, técnicos profissionais são enviados ao local do incêndio para iniciar o serviço de reconstrução do trecho danificado.

O monitoramento das queimadas é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas, com equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário. “Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e mantenha distância segura do local. É fundamental também evitar qualquer proximidade com a rede elétrica, pois o fogo pode danificar os cabos, provocando curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Se notar que as chamas atingiram a rede, entre em contato pelos nossos canais de atendimento”, alerta o gerente do COI, Vinicyus Lima.

Dicas de segurança: como evitar acidentes e impactos na rede elétrica

A concessionária reforça a necessidade da conscientização da população para evitar queimadas, acidentes e interrupções no fornecimento de energia. As orientações de segurança são:

Não queime lixo ou restos de vegetação seca (como folhas e galhos);

Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos ou pastagens;

Não descarte bitucas de cigarro ou lixo às margens de rodovias ou em áreas com vegetação seca;

Mantenha terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis;

Em caso de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A distribuidora também reforça a importância do registro de ocorrências por meio dos seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas:

* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: (62) 3243-2020;

* Aplicativo Equatorial Energia (novo app), disponível para Android e iOS;

* Call Center 0800 062 0196;

* Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br;

* SMS: envie “Faltadeenergia + número da UC” para 27949.

Tribuna Livre, com informação da Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

Leia também
Natal Sem Violência
Natal Sem Violência
“Mulheres Vivas!”: ato contra o feminicídio mobiliza Goiânia neste domingo (7)
“Mulheres Vivas!”: ato contra o feminicídio mobiliza Goiânia neste domingo (7).
Marginal Botafogo deve passar por obras após forte chuva em Goiânia, diz prefeito
Após forte chuva em Goiânia, Sandro Mabel diz que a marginal Botafogo deve passar por obras.
Feminicídio em Morrinhos: ex-namorada é morta a facadas após perseguição
Feminicídio em Morrinhos: ex-namorada é morta a facadas após perseguição
Adolescente arrastada por enxurrada em Goiânia segue em coma no Hugol
Adolescente arrastada por enxurrada em Goiânia segue em coma no Hugol
Mulher é presa por porte ilegal de arma no Village Garavelo II, em Aparecida de Goiânia
Mulher é presa por porte ilegal de arma no Village Garavelo II, em Aparecida de Goiânia
Homem é preso após tentar estrangular companheira na frente dos filhos em Bom Jesus de Goiás
Homem é preso após tentar estrangular companheira na frente dos filhos em Bom Jesus de Goiás
Homem é preso após agredir e ameaçar ex-mulher em Águas Lindas de Goiás
Homem é preso após agredir e ameaçar ex-mulher em Águas Lindas de Goiás
Homem mata companheira em Caldas Novas
Homem mata companheira em Caldas Novas
PC deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro na região de Caldas Novas
PC deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro na região de Caldas Novas
Mineradora assina acordo com o Estado e vai reparar danos ambientais em Crixás
Mineradora assina acordo com o Estado e vai reparar danos ambientais em Crixás
Equatorial Goiás participa do Feirão de Renegociação do Procon em Itumbiara
Equatorial Goiás participa do Feirão de Renegociação do Procon em Itumbiara

Natal Sem Violência

Enquanto houver dor, não haverá verdadeira celebração Uma verdadeira atitude de homem é apoiar, sem hesitação, a luta contra a violência doméstica. Ser homem não é impor medo, dominar ou ferir, mas proteger, respeitar e agir com responsabilidade. A masculinidade se constrói na empatia, no diálogo e na rejeição de

Leia mais...

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.