Estiagem passa de 131 dias nas regiões norte e oeste do estado; companhia reforça medidas de segurança em caso de incêndios próximos da rede elétrica
Goiás enfrenta um cenário preocupante com a estiagem prolongada, que já ultrapassa 131 dias sem chuva em algumas regiões do norte e oeste do estado. A Equatorial Goiás alerta que o clima seco, altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam significativamente o risco de incêndios florestais e urbanos. O cenário coloca a companhia em atenção para o risco de queimadas próximas da rede elétrica e que podem causar impactos significativos no fornecimento de energia nas próximas horas.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), o sábado (13) será marcado por umidade relativa do ar abaixo de 12% – nível de emergência – e altas temperaturas em várias regiões do estado. Porangatu e Cidade de Goiás devem registrar máximas de 41 °C, enquanto Itumbiara, Aruanã e Minaçu chegam a 40 °C. Outro ponto de atenção são os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Jataí e Morrinhos, que estão em alerta de risco potencial de incêndios, diante das condições críticas conhecidas como “fator 30, 30, 30”.
Fator 30,30,30 e sua influência nas queimadas
As condições climáticas em Goiás estão inseridas no chamado fator 30,30,30 – combinação de temperatura acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos moderados ou fortes. Esse conjunto torna o ambiente muito mais propício a uma queimada e à propagação das chamas.
Atualmente, a situação está ainda mais crítica: a umidade no estado já se encontra abaixo de 20%. Isso significa vegetação mais seca, maior facilidade para o fogo se alastrar e dificuldades adicionais no trabalho de contenção. Como a maioria dos incêndios tem origem em ações humanas, a prevenção e a conscientização se tornam fundamentais nesse período.
Monitoramento em tempo real
A distribuidora atua intensamente no período de seca e reforça o monitoramento da rede de distribuição em tempo real em todo o estado. Quando uma queimada atinge cabos, o Centro de Operações Integradas é acionado e, imediatamente, equipes iniciam manobras telecomandadas para reduzir a extensão dos impactos. Elas são uma alternativa da concessionária para reduzir o tempo de espera do cliente para o retorno do fornecimento.
Com elas, é possível restabelecer o serviço em menos de um minuto, em uma ocorrência que poderia durar horas, dependendo da situação. Por meio das manobras, técnicos operam à distância os equipamentos e identificam trechos com defeito para restabelecer imediatamente o fornecimento. Enquanto isso, técnicos profissionais são enviados ao local do incêndio para iniciar o serviço de reconstrução do trecho danificado.
O monitoramento das queimadas é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas, com equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário. “Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e mantenha distância segura do local. É fundamental também evitar qualquer proximidade com a rede elétrica, pois o fogo pode danificar os cabos, provocando curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Se notar que as chamas atingiram a rede, entre em contato pelos nossos canais de atendimento”, alerta o gerente do COI, Vinicyus Lima.
Dicas de segurança: como evitar acidentes e impactos na rede elétrica
A concessionária reforça a necessidade da conscientização da população para evitar queimadas, acidentes e interrupções no fornecimento de energia. As orientações de segurança são:
• Não queime lixo ou restos de vegetação seca (como folhas e galhos);
• Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos ou pastagens;
• Não descarte bitucas de cigarro ou lixo às margens de rodovias ou em áreas com vegetação seca;
• Mantenha terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis;
• Em caso de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A distribuidora também reforça a importância do registro de ocorrências por meio dos seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas:
• Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: (62) 3243-2020;
• Aplicativo Equatorial Energia (novo app), disponível para Android e iOS;
• Call Center 0800 062 0196;
• Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br;
• SMS: envie “Faltadeenergia + número da UC” para 27949.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás