Cidades goianas registram umidade relativa do ar em nível de emergência, abaixo de 12%; companhia orienta funcionários sobre cuidados com hidratação em campo
Diante das altas temperaturas que devem chegar a 40 °C nas cidades goianas, a Equatorial Goiás tem reforçado os cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores em campo. O cenário se agrava com a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 12% em várias regiões do estado nos próximos dias, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e também conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A preocupação vai desde a hidratação até a proteção adequada durante as atividades diárias. Na prática, cada veículo da distribuidora conta com galões de 5 litros de água potável. Já os uniformes, que integram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), são confeccionados em tecido de algodão com proteção UVA e UVB. Além de cobrirem todo o corpo para evitar exposição excessiva ao sol, eles são projetados para oferecer resistência e segurança contra possíveis choques elétricos, atendendo às normas regulamentadoras. Mesmo com temperaturas que podem passar dos 40 °C, a concessionária prioriza tecidos que asseguram maior conforto térmico para os colaboradores.
Além dessas medidas, a companhia passou a promover orientações educativas sobre saúde e prevenção, com foco em dicas essenciais para o período de clima seco. As medidas valem tanto para os colaboradores próprios quanto empresas terceiras, para que elas levem os cuidados aos seus funcionários. “Manter-se hidratado, consumir frutas ricas em água e garantir conforto térmico são atitudes simples que fazem toda a diferença na preservação da saúde dos colaboradores. Nosso objetivo é garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, mesmo nos períodos mais críticos”, destaca o médico do trabalho da Equatorial Goiás, Lucas Miranda Portugal.
A cultura de prevenção é incentivada constantemente pelas lideranças da Equatorial Goiás, que mantêm um diálogo aberto com as equipes sobre os cuidados necessários durante o período de calor intenso. A concessionária entende que a conscientização contínua é fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo e saudável para todos os colaboradores. Entre os cuidados e orientações passadas diariamente para os colaboradores estão:
Manter uma garrafa de água sempre por perto e estabelecer intervalos regulares para se hidratar ao longo do dia;
Prefira refeições leves, com alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes frescos;
Evite bebidas com cafeína em excesso, pois elas podem contribuir para a desidratação;
Aposte na ventilação natural sempre que possível, e mantenha os ambientes limpos para reduzir a concentração de poeira;
Inclua pausas na rotina de trabalho para descanso à sombra ou em locais arejados, principalmente em dias muito quentes.
Ao reforçar a importância dessas ações, Lucas Miranda acrescenta: “Cuidar da saúde e do bem-estar das nossas equipes, próprias e terceirizadas, é investir diretamente na qualidade dos serviços que entregamos à população. Quando nossos colaboradores estão protegidos e saudáveis, todos ganham: eles, suas famílias e a sociedade que atendemos diariamente”, finaliza o médico.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa da Equatorial Goiás