Corporação alerta que, alterações ilegais em veículos geram multa, pontos na CNH e retenção
Escapamentos irregulares apreendidos durante fiscalizações de trânsito em Pontalina foram destruídos na sexta-feira (12) pela 2ª Companhia Destacada do 36º Batalhão da Polícia Militar (PMGO). A ação contou com o apoio de uma concessionária de serviços públicos, que utilizou um rolo compressor para inutilizar os equipamentos e ficou responsável pelo descarte correto dos objetos.
Conforme a PM, os escapamentos eram de veículos com alterações ilegais no sistema de exaustão, geralmente para aumentar o barulho ou mudar o desempenho do carro. O uso desses equipamentos é proibido e pode gerar multa, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a regularização.
Segundo a corporação, além da questão legal, os escapamentos adulterados prejudicam a qualidade de vida da população. Eles aumentam a emissão de poluentes e causam barulho excessivo, incomodando moradores, pedestres e comerciantes.
A Polícia Militar reforça que essas ações fazem parte do trabalho contínuo de fiscalização e prevenção. Veículos com irregularidades têm os equipamentos removidos e os motoristas são autuados segundo a lei.
Tribuna Livre, com informações da 2ª Companhia Destacada do 36º Batalhão da Polícia Militar (PMGO).