Unidade de ensino municipal cumpriu três etapas do projeto nacional
A Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, de Pirenópolis, foi premiada com R$ 16 mil em programa nacional de educação financeira. O reconhecimento aconteceu na terça-feira (6), em São Paulo, com premiação do Banco Central do Brasil. Segundo a diretora da unidade de ensino fundamental, Rosilene Aparecida da Silva, que representou a comunidade escolar e recebeu pessoalmente o prêmio, “esse reconhecimento é resultado do esforço coletivo de toda a equipe da escola. Acreditamos que formar cidadãos conscientes também passa por ensinar o valor do planejamento, da responsabilidade e da tomada de decisões”.
A diretora reforçou que, durante o ano letivo, a escola cumpriu com excelência todas as três etapas do projeto. Estas incluem formação, aplicação das atividades com os alunos e monitoramento pedagógico. Isso garantiu à instituição ser uma das cinco em todo o Brasil a receber o prêmio nacional da 2ª edição do Aprender Valor.
Rosilene Aparecida ainda explicou que, entre outras coisas, os alunos aprenderam a usar o dinheiro de forma consciente e a poupar. Além disso, fizeram uma dinâmica de vendas e construíram um “cofrinho da turma”. Além do valor, a premiação incluiu troféu e certificado para a escola.
Secretário de Educação e Cultura de Pirenópolis, Renato Gomes comemorou. “Essa conquista é resultado do comprometimento dos nossos educadores e da capacidade transformadora da escola pública. A educação financeira é uma ferramenta essencial para formar cidadãos autônomos, críticos e preparados para a vida.” Sobre o programa, trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil em parceria com o Ministério da Educação para promover a educação financeira desde os primeiros anos da vida escolar e contruibuir “para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do século XXI”.
Tribuna Livre, com informações da Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto