05/06/2025

Escola no Paranoá ensina jornalismo na prática com o jornal ‘Escola em Ação’

Alunos tiveram palestras com os jornalistas Andressa Rios e Ícaro Henrique (no centro do grupo) | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Voltado para alunos do 4º ano, projeto convidou jornalistas para um bate-papo de descobertas sobre a profissão

Pesquisa, produção de texto, edição e trabalho em equipe. Na Escola Classe (EC) 03 do Paranoá, a curiosidade se torna manchete todos os dias, e a sala de aula se transforma em uma redação de imprensa. Os estudantes do 4° ano protagonizam uma iniciativa inspiradora que une aprendizagem e comunicação, o jornal Escola em Ação. A iniciativa oferece às crianças experiências na prática sobre o universo do jornalismo, com direito a entrevistas, apuração e produção de conteúdo.

O projeto propõe oficinas práticas sobre gêneros jornalísticos, cobertura de eventos escolares e produção de conteúdo para redes sociais. As crianças atuam como verdadeiros repórteres mirins. Escrevem, entrevistam, filmam e fotografam com autonomia e criatividade.

Voluntários com experiência em comunicação podem ser convidados para ministrar oficinas específicas sobre jornalismo e produção de conteúdo, compartilhando suas experiências e conhecimentos com os estudantes. Na semana passada, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com os jornalistas Andressa Rios e Ícaro Henrique, assessores de imprensa na Secretaria de Educação (SEEDF), que dividiram suas vivências na profissão com as crianças.

Compartilhando experiências

Andressa Rios compartilhou sua passagem profissional por emissoras de televisão com os pequenos. “Realmente é prazeroso contar para as crianças um pouco da minha experiência como jornalista, mostrar a variedade de especialidades de que a profissão dispõe e auxiliá-las na confecção do jornal”, avaliou.

Ela afirma que ajudar no processo de aprendizagem dos estudantes é uma experiência única: “As disciplinas de produção de texto, de português e o aprendizado de novos idiomas são importantes para crescer na carreira jornalística, já que fortalecem a comunicação e expandem as oportunidades profissionais”.

Ícaro Henrique, por sua vez, contou sobre suas experiências em programas jornalísticos de rádio e jornal impresso. Ele lembra que, tendo se descoberto como comunicador ainda na infância, está gostando da experiência de participar do trabalho com os estudantes.

“Fiquei muito feliz com o convite, pois minha vida no jornalismo começou quando eu era pequeno”, conta. “Sempre fui uma criança que questionava as coisas, era curioso, assistia ao Jornal Nacional ao lado do meu avô. Compartilhar a magia do rádio e imprevistos do jornal impresso com eles foi gratificante.”

 Protagonismo

 O coordenador pedagógico e idealizador do projeto, Michel Severino, acredita no poder do jornalismo como ferramenta de aprendizagem, expressão e protagonismo. “Nosso objetivo é que eles aprendam a ler e escrever melhor, mas principalmente que desenvolvam senso crítico, autoestima e saibam que a voz deles importa”, afirma.

 Além das edições impressas, o jornal conta com uma mascote criada pelos alunos e presença ativa nas atividades da escola, como a festa junina e o projeto de leitura LiterArte. “Mais do que aprender sobre o que é um jornal, eles se tornam protagonistas das próprias histórias”, completa o coordenador.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Educação

Leia também
Liberados R$ 46 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social
Liberados R$ 46 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social
Parceria entre DPDF e UDF tem quase 97% de acordos em três meses
Parceria entre DPDF e UDF tem quase 97% de acordos em três meses
Dia Mundial do Pé Torto Congênito: tratamento em adultos muda vidas no DF
Dia Mundial do Pé Torto Congênito: tratamento em adultos muda vidas no DF
Com investimento em ciclovias e paraciclos, GDF reforça mobilidade sustentável no DF
Com investimento em ciclovias e paraciclos, GDF reforça mobilidade sustentável no DF
Hospital de Santa Maria promove curso para gestores sobre acolhimento e cuidado
Hospital de Santa Maria promove curso para gestores sobre acolhimento e cuidado
Abertas inscrições para o quarto período do programa FAPDF Participa
Abertas inscrições para o quarto período do programa FAPDF Participa
Inscrições abertas para o Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade
Inscrições abertas para o Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade
Dia da Mulher oferta serviços diversos ao público feminino do DF nesta segunda (2)
Dia da Mulher oferta serviços diversos ao público feminino do DF nesta segunda (2)
Famílias do DF podem solicitar auxílio por morte em unidades de assistência social
Famílias do DF podem solicitar auxílio por morte em unidades de assistência social
Tecnologia ecológica reforça pavimento e reduz necessidade de manutenções nas vias do DF
Tecnologia ecológica reforça pavimento e reduz necessidade de manutenções nas vias do DF
Ação de acolhimento atende 48 pessoas em situação de rua no DF nesta semana
Ação de acolhimento atende 48 pessoas em situação de rua no DF nesta semana
DER-DF termina campanha Maio Amarelo 2025 com mais de 30 mil atendimentos
DER-DF termina campanha Maio Amarelo 2025 com mais de 30 mil atendimentos

Parceria entre DPDF e UDF tem quase 97% de acordos em três meses

Número que reforça a efetividade da iniciativa em solucionar conflitos sem necessidade de judicialização A parceria técnica entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) segue consolidando resultados expressivos na promoção do acesso à Justiça e na formação de novos profissionais do

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.