Voltado para alunos do 4º ano, projeto convidou jornalistas para um bate-papo de descobertas sobre a profissão
Pesquisa, produção de texto, edição e trabalho em equipe. Na Escola Classe (EC) 03 do Paranoá, a curiosidade se torna manchete todos os dias, e a sala de aula se transforma em uma redação de imprensa. Os estudantes do 4° ano protagonizam uma iniciativa inspiradora que une aprendizagem e comunicação, o jornal Escola em Ação. A iniciativa oferece às crianças experiências na prática sobre o universo do jornalismo, com direito a entrevistas, apuração e produção de conteúdo.
O projeto propõe oficinas práticas sobre gêneros jornalísticos, cobertura de eventos escolares e produção de conteúdo para redes sociais. As crianças atuam como verdadeiros repórteres mirins. Escrevem, entrevistam, filmam e fotografam com autonomia e criatividade.
Voluntários com experiência em comunicação podem ser convidados para ministrar oficinas específicas sobre jornalismo e produção de conteúdo, compartilhando suas experiências e conhecimentos com os estudantes. Na semana passada, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com os jornalistas Andressa Rios e Ícaro Henrique, assessores de imprensa na Secretaria de Educação (SEEDF), que dividiram suas vivências na profissão com as crianças.
Compartilhando experiências
Andressa Rios compartilhou sua passagem profissional por emissoras de televisão com os pequenos. “Realmente é prazeroso contar para as crianças um pouco da minha experiência como jornalista, mostrar a variedade de especialidades de que a profissão dispõe e auxiliá-las na confecção do jornal”, avaliou.
Ela afirma que ajudar no processo de aprendizagem dos estudantes é uma experiência única: “As disciplinas de produção de texto, de português e o aprendizado de novos idiomas são importantes para crescer na carreira jornalística, já que fortalecem a comunicação e expandem as oportunidades profissionais”.
Ícaro Henrique, por sua vez, contou sobre suas experiências em programas jornalísticos de rádio e jornal impresso. Ele lembra que, tendo se descoberto como comunicador ainda na infância, está gostando da experiência de participar do trabalho com os estudantes.
“Fiquei muito feliz com o convite, pois minha vida no jornalismo começou quando eu era pequeno”, conta. “Sempre fui uma criança que questionava as coisas, era curioso, assistia ao Jornal Nacional ao lado do meu avô. Compartilhar a magia do rádio e imprevistos do jornal impresso com eles foi gratificante.”
Protagonismo
O coordenador pedagógico e idealizador do projeto, Michel Severino, acredita no poder do jornalismo como ferramenta de aprendizagem, expressão e protagonismo. “Nosso objetivo é que eles aprendam a ler e escrever melhor, mas principalmente que desenvolvam senso crítico, autoestima e saibam que a voz deles importa”, afirma.
Além das edições impressas, o jornal conta com uma mascote criada pelos alunos e presença ativa nas atividades da escola, como a festa junina e o projeto de leitura LiterArte. “Mais do que aprender sobre o que é um jornal, eles se tornam protagonistas das próprias histórias”, completa o coordenador.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Educação